Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Conheça truques para cuidar da beleza durante o sono






Tire proveito das oito horas de sono para acordar melhor 
e conheça truques para se livrar da cara de travesseiro
A microcirculação superficial da pele aumenta nesse período, para eliminar os radicais livres acumulados durante o dia, e ela fica mais suscetível aos efeitos de hidratantes, antirrugas e cosméticos capilares.

Também é nesse momento que o corpo produz hormônios importantes para a beleza a longo prazo: o GH, ou hormônio de crescimento, que, entre outras funções, ajuda a manter o tônus muscular; e o cortisol, produzido de manhã para dar energia.

Mais do que a quantidade de horas, é a qualidade do sono que importa, especialmente da fase REM o sono profundo.

Quando não entra nessa fase, o organismo produz neurotransmissores e proteínas de forma anormal, desregulando muito os hormônios.

"A pele perde o viço e a elasticidade, e o corpo tende a armazenar gordura abdominal", diz a neuroendocrinologista Ana Cláudia R. Pinto. "É um prato cheio para o envelhecimento precoce".

"Até a oleosidade da pele aumenta", diz a dermatologista Ligia Kogos. "Essa relação ainda está em estudo, mas as glândulas sebáceas trabalham mais quando a gente dorme pouco".

LIMPEZA GERAL
Dormir sem limpar a pele é quase uma heresia. "À noite, os poros têm que estar desobstruídos, para aproveitar esse momento de faxina metabólica", diz a dermatologista Ligia Kogos. Isso vale também para quem não usa maquiagem, porque a poluição atrapalha a regeneração celular.


A PELE TEM SEDE
Durante a madrugada, a circulação sanguínea diminui, e também a reposição de líquidos da pele e a transpiração. Por isso, é comum acordar com a pele seca e sem viço. Para o corpo, os melhores hidratantes são os que contêm ureia, lactato de amônia, ceramidas, ácido hialurônico e ômegas 3 e 6. Também vale cobrir os pés com filme plástico depois de passar bastante creme e dormir de meias. No dia seguinte, o pé está novo em folha.

É bom aplicar um antioxidante no rosto, para eliminar os radicais livres.

Outra vantagem dos cremes noturnos é que, sem as interferências externas, como poluição e exposição sola, seu aproveitamento é melhor.


SEM BOLSINHA
O ato de piscar faz uma "fisioterapia" natural, garantindo a circulação da área ao redor dos olhos.

À noite, com os músculos relaxados, a drenagem não acontece, e o líquido se acumula na região.

"Os radicais livres formados durante o dia pioram o inchaço, por isso os cremes ricos em antioxidantes, como as vitamina C e E e um ativo chamado coffe berry, são os mais indicados", diz Adilson Costa, chefe do ambulatório de dermatologia estética da PUC de Campinas.


MENTE SÃ
Para entrar de cabeça na fase REM de sono mais profundo e reparador, o cirurgião plástico Marco Cassol, de São Paulo, sugere 20 minutos de meditação antes de dormir.

"Assim você prepara o cérebro e o corpo para conseguir um sono de qualidade. É um jeito de equilibrar a energia do organismo todo, o que se reflete também na pele", diz.

É preciso evitar atividades estimulantes, como assistir TV e fazer exercícios, perto da hora de ir para a cama. Luzes no quarto e bebidas com cafeína e álcool também atrapalham.


FIOS DE SEDA
A mesma perda de água da pele acontece com os cabelos. Finalizadores noturnos com silicone são boas saídas: ao hidratar, domam fios rebeldes. Só não é aconselhado dormir com os cabelos presos ou com toucas. "Pode até lavar a cabeça antes de dormir, o que não pode é abafar o couro cabeludo", diz o dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo. A umidade aumenta o risco de dermatite, irritações e caspa.


MASSAGEM
Em vez de espalhar o creme de qualquer jeito, Bellini aconselha uma massagem simples, que melhora a circulação e reduz o inchaço do rosto todo.

Na área dos olhos, coloque uma gota do creme na pálpebra inferior e comece o movimento circular em direção ao nariz, subindo para a pálpebra superior, seguindo a linha da sobrancelha.

No resto do rosto, a dica é fazer movimentos circulares de baixo para cima e de dentro para fora. Além de distribuir melhor o creme, isso estimula a circulação e melhora a tensão das fibras colágenas.

Nenhum comentário: