Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Barracas doadas a vítimas de cheias são ocupadas em Pernambuco



Começaram a ser ocupadas nesta terça-feira (13) as barracas doadas pelo Rotary Internacional às pessoas atingidas pelas chuvas. Em Pernambuco, a primeira cidade a ter o acampamento montado com 201 tendas foi Barreiros, na Mata Sul. 

Barracas como essas já foram enviadas para um milhão de pessoas em setenta países. No momento, há 22 mil no Haiti, devastado por um terremoto no começo deste ano. No Brasil, essas colocadas em Barreiros são as primeiras. Mais quatrocentas estão sendo montadas em outros municípios de Pernambuco e de Alagoas atingidos pelas enchentes.

A família de Maria José Alves da Silva – ela, o marido e três filhos, inclusive Emily, de dois meses – foi uma das primeiras a ocupar a nova moradia. Fazia 25 dias que eles estavam desabrigados. Ela viu o acampamento ser montado e se encheu de ânimo. “Para vista do que a gente perdeu, né, sair foi uma alegria, muito bom”, diz. 

Do barraco onde vivia, sem água e sem luz, a única coisa que veio para o acampamento foram quatro sacolas e um pacote de fraldas, tudo fruto de doações. A família agora tem um endereço: rua C, número 7, acampamento Confiança, em Barreiros. As tendas ficarão ocupadas pelo tempo que for necessário.

A dona de casa mostrou o novo lar. “Tem um quarto, um terraçozinho, uma salinha...”. O filho Isaías, 5 anos, adorou o material escolar, que veio num kit doado junto com a tenda. Os kits trazem utensílios de acordo com a característica de cada lugar.

“Aqui, por exemplo, eles vieram sem fogões porque é uma temeridade, no sol quente da gente, eles cozinharem dentro de barracas. Mas vai haver várias outras coisas: panelas, pratos, talheres, colchonetes, lençóis, cobertores, depósitos de água”, enumera Leandro Araújo, do Rotary.

Até o fim do mês, o acampamento deve estar completo. A prioridade é levar para lá desabrigados que ocupam escolas para que as aulas recomecem. Um refeitório está sendo construído, mas os banheiros já estão prontos. 

A Codecipe informou que nesta  terça vinte famílias ocuparam as tendas no acampamento em barreiros.

Nenhum comentário: