O resultado da etapa nacional da Imagine Cup, a copa do mundo da computação, promovida pela Microsoft, sairá hoje, em Curitiba. Das seis equipes que estão na final, quatro são pernambucanas. Duas do Centro de Informática (Cin) da UFPE, a Proativa Team (sistemas embarcados) e a TeachUP (em design de software). Concorrendo com a primeira equipe está a Embededd Brain, do Centro de Inovação da Microsoft, da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (MIC-Etepam) e com a segunda está a Level Up Team, que também faz parte da MIC-Etepam. Os vencedores vão representar o Brasil na etapa internacional,em julho, nos EUA.
Se despedindo da competição, está a Proativa Team, um case de sucesso que começou na Imagine Cup e agora está consolidado no mercado de trabalho. “Gostaríamos de fechar esse ciclo com chave de ouro. Estamos em outro momento das nossas carreiras. Vamos fazer o nosso melhor”, antecipa Lucas Mello.
Vale ressaltar que os rapazes foram campeões três vezes na Imagine Cup. Venceram a etapa nacional e foram para o Egito, em 2009, conquistando o título e, no ano passado, foram vice campeões em Varsóvia, na Polônia. “Estamos trabalhando em um software que garanta a sustentabilidade na produção e conssumo de energia, o Pró-Energy”, explica Mello.
A TechUP é estreante na competição mas o mentor da equipe, Daniel Ferreira, já é veterano. “Participei no ano passado e conseguimos o vice campeonato internacional e na época eu participava da Uptiva Dreams It. Esperamos obter bons resultados”, comenta. A equipe vai apresentar aos juizes o Twater, um software cuja proposta é economizar água.
Ano passado eles conquistaram o vice campeonato e este ano estão com mais experiência e motivação. Trata-se da Level UP Team, da Mic-Etepam. A equipe está apostando no projeto EduAcademy. O software é uma plataforma de compartilhamento para professores da educação básica e fundamental e possui a rede social como um dos recursos para facilitar a comunicação.
A Embedded Brain é outra estreante na competição e espera obter bons resultados. Eles vão apresentar o FirstCareTaker, um sistema embarcado que monitora e alerta sinais vitais do paciente antes do atendimento médico. “O conjunto pode ser utilizado em tendas improvisadas ou em casos de catástrofes”, informa Hugo Rodrigues. A equipe que vai concorrer com a Proativa Team e a Embedded Brain na categoria sistemas embarcados é a Vesun, de Curitiba (PR). Já a equipe que vai disputar design de software com a Level Up Team e da TechUp é a The Utopians, de Minas Gerais (MG).
Saiba mais
A Imagine Cup é uma competição criada pela Microsoft em 2003. No ano passado, o número de inscritos foi maior que 325 mil, em cerca de 142 países. Todo ano a Microsoft propõe um desafio diferente e este ano o tema é ““Imagine um mundo onde a tecnologia ajuda a resolver os problemas do planeta que mais nos desafiam hoje”. O tema foi inspirado nas oito metas do milênio propostas pela ONU.
Equipes
Cin
Proativa Team
Lucas Mello
Flávio Almeida
João Paulo Oliveira,
Murilo Pontes
Amirton Chagas
TechUP
Daniel Ferreira
Ivamácio Magalhães
Marcelo Gonçalves
João Carlos
André Muniz
Mic-Etepam
Level Up Team
Adailson Filho
Gabriel Magalhães
Júlio Mendonça
Francinildo Santos
Hugo Rodrigues
Embedded Brain
Hugo Rodrigues
Edmiel Leandro
Iury Luan
Paulo Feodrippe
Francinildo Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário