Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pesquisa mostra que salto com mais de 3,5 cm pode causar varizes

A vendedora Cinthia Ruiz Albano, 21, trabalha oito horas por dia em cima de um salto agulha de, no mínimo, 10 cm de altura. Ela conta que só se senta no horário de almoço e, quando chega em casa, sente dores e fica com os pés e as pernas inchadas.

"É uma exigência da empresa. Estou aqui há seis meses e ainda não me acostumei com as dores."

Cinthia e grande parte das mulheres que usam salto alto estão sujeitas a problemas circulatórios. Foi o que comprovou uma pesquisa da USP em Ribeirão Preto.

O mestrado do cirurgião vascular Wagner Tedeschi Filho mostrou que o uso de saltos com mais de 3,5 cm pode causar vasinhos aparentes, varizes, inflamações nas veias e até trombose.
Talita Peixoto, 26, trabalha o dia inteiro de salto alto
Participaram da pesquisa 30 mulheres. Elas foram avaliadas por meio de um exame de pletismografia a ar, que registra a quantidade de sangue venoso nas panturrilhas durante os movimentos.
A análise foi feita com todas as mulheres calçando salto de 3,5 cm, salto agulha de 7 cm, salto plataforma de 7 cm e descalças.

"Quando elas usaram salto, o volume de sangue venoso na panturrilha foi maior que o normal, o que pode comprometer a circulação."

HIPERTENSÃO
Segundo Tedeschi, a panturrilha é uma espécie de "coração" da perna, que leva todo o sangue já utilizado pelo corpo de volta ao tórax.

"Se a panturrilha não contrai corretamente, acaba bombeando mal o sangue. Com isso, sobra mais resíduo venoso, o que pode provocar hipertensão venosa nos membros e causar varizes e outras doenças."

A média do volume residual venoso normal é de 35%. Com os saltos plataforma e agulha de 7 cm, o volume chegou a 59% e 56%, respectivamente. O salto de 3,5 cm deixou 49% de volume residual. Com os pés descalços, o volume ficou em 35%.

O correto, segundo Tedeschi, é usar calçados que reforcem a estabilidade dos pés, fazendo com que eles fiquem o máximo possível em contato com o chão.

Nenhum comentário: