Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Saiba como vencer preguiça do inverno e não abandonar malhação

Tão certo quanto a noção de que as temperaturas médias serão mais baixas é saber que, no inverno, as salas das academias ficarão mais vazias. O movimento costuma cair cerca de 20%, segundo a Acad (Associação Brasileira de Academias).

Este ano, a coisa está um pouquinho pior. "Tivemos uma sequência de muitas chuvas, semanas de frio muito intenso, Copa do Mundo e férias escolares. Um inverno negro", diz Claudio Silva, presidente da Acad.
Treinador solitário em academia 
da rua Augusta, em São Paulo;
 táticas ajudam a não abandonar atividades

Agora, quando pelo menos uma parte disso já passou, o duro é trocar o cobertor pela esteira. Quanto mais faltamos aos treinos, mais motivos encontramos para não voltar à atividade.

Vale a pena fazer um esforço para não deixar a musculatura cair. "Se você fica mais de um mês parado, vai precisar de uns três para voltar ao nível de condicionamento anterior", alerta Silva.
É também um investimento mais seguro para quem sonha com um corpo bonito para o próximo verão.

"Começar em dezembro para alcançar os resultados em janeiro não é viável e aumenta o risco de lesões", afirma Markus Najas, do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física da Universidade Federal de Santa Catarina.

Segundo ele, as primeiras seis semanas servem principalmente para o organismo se adaptar à atividade, e não para alcançar resultados.

Para Daniel Almeida, professor da academia Century, a principal causa do abandono é mesmo a preguiça. "As pessoas têm menos disposição e bate aquela preguiça de sair do quentinho para encarar o treino", diz.

AULAS AVULSAS
Tentar manter o mínimo de atividades, mesmo que em ritmo menor, é o conselho de Claudio Silva. "Fazer pelo menos duas aulas por semana e aumentar a atividade no dia a dia, andando mais a pé, por exemplo, já ajuda."

Outra dica dele é mudar o tipo de treino. "Como atualmente a grade de atividades nas academias é muito variada, experimentar uma aula nova estimula o aluno a não parar de se exercitar."

Uma boa ideia é fazer aulas avulsas para descobrir as modalidades que parecem mais prazerosas, mesmo que, para isso, o treino habitual seja deixado de lado por algum tempo.

As aulas coletivas também ajudam a espantar a preguiça. Além do calor humano, a música e o estímulo do professor dão mais ânimo para trocar o chocolate quente pela malhação.

A vantagem da troca aparece na balança. Segundo João Salles, membro do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, quem interrompe uma atividade física e mantém um hábito alimentar semelhante ao que tinha antes tende a ganhar peso.

CRISE DE INVERNO
Pensar nas consequências -ganho de peso, perda de condicionamento- não deixa de ser uma estratégia para superar a crise de inatividade típica do inverno.

O que funcionar está valendo. Tem academia oferecendo até programa de milhagem para incentivar os alunos: a cada atividade realizada, o aluno recebe "milhas" para concorrer a sorteios de viagens.

Há dias em que é preciso mesmo muitos argumentos para sair do cobertor.

TRUQUES PARA NÃO JOGAR A TOALHA NOS DIAS DE FRIO

HORÁRIO
Se o frio do começo da manhã ou da noite causar preguiça, procure treinar em horários alternativos ao longo do dia

AO AR LIVRE
Cuidado com exercícios no final da manhã ou começo da tarde, período de maior concentração de ozônio, gás nocivo à saúde. Evite também locais muito poluídos, perto de grandes avenidas, por exemplo

TEMPO SECO
O desgaste físico é maior quando o ar está seco e a inversão térmica forma uma nuvem de poluentes nada saudável. Uma boa hidratação é fundamental

AQUECIMENTO
Dê um tempo maior para essa etapa do treino, já que o corpo demora mais a aquecer nessa época do ano. Com o corpo "quente", há menos risco de lesões musculares

ROUPA
Em corridas na rua, deixe o peito coberto para evitar doenças respiratórias. Jaquetas de náilon não são recomendadas, porque prejudicam a evaporação da água transpirada

NOVAS AULAS
Se a piscina é pouco convidativa, confira o menu de atividades da academia e escolha outra atividade aeróbica. Aulas coletivas costumam ser mais estimulantes

BANHO
Treinar em horário e local que permitem tomar banho em casa pode ser uma vantagem para quem não quer sair no frio após um banho quente

FORÇA DE VONTADE
É a principal aliada para m
anter-se firme nos exercícios. É melhor reduzir o ritmo do que parar totalmente

IARA BIDERMAN
MÁRCIO PINHO
DE SÃO PAULO

Nenhum comentário: