Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Curiosidades, gafes e ausências no Álbum do Campeonato Brasileiro


É uma coleção de figurinhas, mas tem uma cara de guia também. Com muitas informações sobre os clubes da Série A e B e também dos jogadores, o álbum do Campeonato Brasileiro chegou às bancas de todo o país. O ponto negativo está nas ausências de Ronaldo e Roberto Carlos, ídolos do Corinthians. Eles não aceitaram receber o mesmo valor de direito de imagem dos outros jogadores. E, por isso, não liberaram a comercialização de suas figurinhas para a Panini. No total, são 521 cromos!
Figurinhas de jogadores do álbum do Brasileirão 2010 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Com 68 páginas, o álbum traz os 20 clubes da Série A e os 20 clubes que disputam a Série B. Cada equipe da Primeira Divisão tem figurinhas de 16 jogadores, além do escudo e do mascote. Já os times da Segundona têm apenas 12 atletas do elenco, com imagens menores, e também o escudo e o mascote. Cada pacote com cinco cromos custa R$ 0,75.
O álbum traz informações gerais como nome completo dos jogadores, data de nascimento, peso, altura e último clube. Além de dados sobre o clube como desempenho no último Campeonato Brasileiro, artilheiros e recordistas, classificação nos últimos cinco anos na competição. Há também dois destaques interessantes com fotos chamados "O Eterno ídolo" e "O Craque" do time.
Com isso, surgem muitas curiosidades. O eterno ídolo do Fluminense escolhido pela editora é Renato Gaúcho. Do Grêmio, Baltazar. No jovem Grêmio Prudente a solução encontrada foi colocar o atacante Pedrão, que fez algumas partidas no Campeonato Brasileiro do ano passado e acaba de assinar contrato para jogar no Goiás.
Léo Moura foi escolhido como o craque do atual time do Flamengo, enquanto Petkovic aparece apenas no Vitória... Como "Eterno ídolo" do clube baiano. Na página do Santos não aparece o título da Copa do Brasil, conquistado na semana passada.
Robinho está de saída do Santos
(Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
No Avaí, o "Eterno Ídolo" é o meia Marquinhos, que está no Santos. E o craque... Sávio, que anda barrado e não tem jogado muito pelo clube catarinense. Já no Atlético-PR, Alex Mineiro, estrela do título brasileiro de 2001, e Kleberson, pentacampeão com a seleção brasileira em 2002, perderam a briga com Kleber Pereira, que aparece como o maior ídolo do time paranaense. O atacante acabou de ser apresentado como reforço no Vitória.
Não há qualquer citação sobre os técnicos de futebol dos clubes. Profissão com alta rotatividade no país, a editora preferiu não se arriscar e evitou associar os profissionais aos times do Campeonato Brasileiro.
As janelas de negociações foram uma dor de cabeça. O álbum foi fechado no dia 26 de julho e jogadores importantes ficaram fora. O Palmeiras não tem Valdívia, o Fluminense ficou sem Deco e Belletti, no Botafogo não aparece o ídolo Maicosuel. Enquanto isso, ainda é possível encontrar Robinho como jogador do Santos. A Panini espera resolver o problema em setembro, quando o mercado de transferências fechar, e lançar um suplemento com as novas caras dos clubes da Primeira Divisão.
No álbum também aparecem alguns erros. O estádio do Flamengo, por exemplo, não é o Maracanã, e sim, a Gávea. O mesmo acontece com o Fluminense, que tem a sede em Laranjeiras como o local dos jogos do time no Brasileirão. E o Corinthians, que pela publicação tem a Fazendinha como estádio, esquecendo o Pacaembu. Mas o problema mais grave aparece no Vitória. Júnior foi o escolhido como o atual ídolo do time, mas a foto do jogador que aparece é do veterano meia Ramon comemorando um gol.
Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Nenhum comentário: