Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

terça-feira, 26 de outubro de 2010

As chances de Serra

 O marqueteiro Marcelo Teixeira enxerga um cenário favorável para Serra. Embora as pesquisas atestem hoje uma frente média de 12 pontos para Dilma, ele recorre ao Datafolha para concluir que a eleição é favorável a Serra. Ressalta que no Nordeste, a pesquisa aponta Dilma com 65% contra 28% do tucano.
Nas eleições de 2006, Lula teve 77% dos votos no Nordeste e Alckmin 23%. Somando-se os 5% que Serra tem a mais do que Alckmin com os 12% de Lula sobre Dilma, na prática a diferença no Nordeste seria de 17%, o que, segundo Marcelo, reduziria a frente de Dilma em 4, 250 milhões de votos.
No Sudeste, consequentemente, a frente da petista diminuiria em quatro milhões de votos; no Sul em 600 mil votos e no Norte e Centro Oeste em 1.050 milhões de votos. Lembra o marqueteiro que a pesquisa Datafolha se dá em cima de 36 milhões de eleitores do Nordeste, mas historicamente somente são validados 25 milhões de votos.
“A pesquisa – diz ele – ainda aponta 4% de nulo e branco no Brasil, chegando a 13% no Nordeste. Quanto aos indecisos, somam 6%, mas 10% admitem trocar de voto”. Em São Paulo, Dilma teve 37% dos votos no primeiro turno e sua possibilidade de crescer é mínima, enquanto Serra pode sair de 40% para 60%. Já em Minas, se Serra chegar perto à votação de Anastasia, anula a votação de Dilma no Nordeste. “As chances de Serra vir a ser eleito, portanto, são reais”, enfatiza.
PESQUISAS – Última semana da campanha presidencial, todos os dias, a partir de hoje, haverá divulgação de pesquisas eleitorais, sendo duas do Datafolha e igual número do Ibope e Vox Populi. No domingo, tão logo seja encerrada a apuração, sairão pesquisas boca-de-urna. Já os candidatos Dilma e Serra se enfrentarão em três debates, entre eles o da TV-Globo, na sexta-feira.
Coluna de hoje na Folha

Nenhum comentário: