Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Quadro favorável a Serra

   A primeira pesquisa Datafolha sobre o segundo turno presidencial apontando Dilma na frente com apenas sete pontos foi uma ducha fria nos aliados da petista. Mostrou um quadro em que, embora esteja na frente numericamente, Dilma aparece atrás do tucano José Serra em todas as regiões do País, com exceção do Nordeste, onde seu melhor desempenho migrou das grandes cidades para os grotões dependentes do programa Bolsa-Família.

“Se a eleição fosse hoje, na urna Dilma já perderia”, avalia o marqueteiro Marcelo Teixeira, o único do País que acertou no prognóstico de segundo turno quando todos os especialistas previam a vitória de Dilma no primeiro turno. Com 30% do eleitorado nacional, o Nordeste, na verdade, é uma tremenda incógnita para a candidata petista.

Aqui, estão, por exemplo, os maiores índices de abstenção do País e, no segundo turno, Dilma não contará com o rolo compressor das máquinas estaduais, do voto casado com o governador, os candidatos a senador, deputado federal e estadual.

Pelo raciocínio de Teixeira, basta Serra ampliar a sua diferença em São Paulo e Minas, onde já ganha, para liquidar a fatura. “Os votos do Nordeste, mesmo considerados em sua maioria pró-Dilma, não garantem a vitória da petista”, diz o marqueteiro, que regressou, ontem, de São Paulo e lá sentiu que Serra terá uma votação consagradora.

Coluna de hoje na Folha

Nenhum comentário: