Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Coluna de hoje na Folha

Dilma despenca, Serra cresce

Dilma entrou em rota de queda que parece irreversível. Segundo constatou pesquisa CNT/Sensus, a petista perdeu aderência em todas as regiões do País, inclusive no Nordeste, onde ainda detém seus maiores percentuais.


No Norte e Centro Oeste, caiu de 48% para 40%; no Nordeste perdeu seis pontos, caindo de 66% para 60%; no Sudeste a queda foi ainda maior, de 52% para 43% e no Sul, onde sempre esteve abaixo de Serra, saiu de 40% para 36%.

Pelos números da Sensus, que historicamente apontou Dilma com uma grande dianteira frente ao tucano, chegando a prever a sua vitória no primeiro turno, a eleição está empatada. Ibope também mostrou um cenário de queda para Dilma, enquanto Serra cresce homogeneamente em todas as regiões, incluindo o Nordeste, de onde saiu de 24% para 32%.

As pesquisas captaram os reflexos do debate na TV-Bandeirantes, domingo passado. Se Dilma cai e Serra sobe, podemos concluir, portanto, que a agressividade da candidata oficial na Band foi rejeitada pelo eleitorado.

Foi acesa uma luz amarela na campanha chapa branca e Lula já está sendo convocado para assumir imediatamente o controle da propaganda no rádio e na tevê. Restam aos aliados a aposta cega e desesperada no capital político e eleitoral do presidente.

FALSIDADE – Desesperada com o efeito da sua defesa em favor do aborto, Dilma, a candidata chapa branca, anunciou em encontro com pastores que lançará uma carta contra o aborto e o casamento gay. Ela apareceu na capa dos principais jornais do País empunhando uma Bíblia. O que soa falso, na verdade, é repudiado pela população, principalmente quem teme a Deus.

PV com bico tucano - Independente do rumo que Marina e a direção do PV venham a tomar na sucessão presidencial, setores da legenda verde em Pernambuco começam a migrar para o palanque de Serra. É o caso do presidente do diretório de Paulista, Guga Cabral.

Uma enxurrada de votos - Dos candidatos proporcionais, Wolney Queiroz (PDT) obteve a maior votação de um parlamentar em sua base. Enquanto no Recife João Paulo (PT), com 150 mil votos, alcançou 18,27% do eleitorado, em Caruaru Wolney teve 60 mil votos, 46,56% do eleitorado. Saiu com uma média de 110 votos por urna. Se Caruaru tivesse o eleitorado do Recife seriam 445 mil votos.

Porteira fechada - Embora tenham votado maciçamente em Eduardo, os 15 prefeitos do PSDB estão fechados com a candidatura de Serra no segundo turno presidencial. Segundo o presidente do diretório estadual, Evandro Avelar, o único que estava em cima do muro era Manoel João, de Orobó, que já se definiu pró-Serra.

Nenhum comentário: