Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fenômeno climático pode influenciar chuvas no sertão

O fenômeno La Niña deve colaborar para a chegada da chuva no semiárido do Estado. A informação é do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), que prevê, a partir do final da primeira quinzena de novembro, o inicio das trovoadas no Sertão, principalmente nas microrregiões de São Francisco e de Petrolina. O Lamepe também prevê chuvas dentro da normalidade histórica para o próximo trimestre em todo o Estado.


De acordo com a coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda, haverá um atraso no inicio da pré-estação chuvosa no sertão, que normalmente começa em outubro. “As precipitações pluviométricas previstas para o semiárido devem apresentar uma alta variabilidade temporal e espacial”, diz Francis. Porém, ela ressalta que, as chuvas serão intervaladas – chuvas alternadas por períodos de secas. Entretanto, os episódios pluviométricos podem ocorrer de forma intensa e concentrada.

“Os resultados detalhados da previsão climática para Pernambuco, com destaque para o Sertão, serão apresentados ao secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), Ranilson Ramos”, explica Francis.

Nenhum comentário: