Quando o macaco errava, o jogo era interrompido por alguns segundos (Foto: BBC) |
Os seres humanos não são os únicos animais capazes de experimentar os sentimentos de dúvida e incerteza. Esta foi a conclusão de um estudo levado adiante por um grupo de pesquisadores americanos.
(Confira aqui a reportagem em vídeo)
Os primatas foram submetidos a um teste, fazendo uso de um joystick. Os animais deveriam reconhecer a definição de um quadrado que aparecia na parte superior da tela do computador.
Os macacos poderiam escolher entre a letra "S", para esparso, ou "D", para denso.
Quando acertavam, os animais eram recompensados com um presente. Quando erravam, o jogo era pausado por alguns segundos, tirando dele a chance de vir a ganhar mais um mimo.
Os macacos contavam, no entanto, com mais uma opção. Eles podiam "pular" um teste ao escolher o ponto de interrogação, na parte inferior da tela. Com esta opção, eles não ganhavam presente, mas também não tinham o jogo interrompido.
Segundo os cientistas, os macacos testados (que pertencem ao grupo de primatas do Velho Mundo, espalhados desde a África ao Japão) apresentaram o mesmo comportamento que os humanos quando deparados com uma rodada considerada difícil de responder.
Da BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário