Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Carnaval de muitas blitze e pouca tolerância no Grande Recife

A nova campanha do Detran, voltada para o carnaval, foi intitulada “Se beber, vá de táxi, ônibus ou metrô”, mas bem que este poderia ser um conselho sincero ao próximo. Com um aumento de 50% no número de blitze, no ponto alto dos festejos de momo vai ficar difícil ingerir bebida alcoólica e escapar da fiscalização. Este ano, até mesmo os motoristas de táxi terão que comprovar que estão aptos a dirigir. Para se ter uma ideia, apenas na Região Metropolitana do Recife (RMR), nos momentos de maior fluxo, haverá pelo menos 12 pontos equipados com etilômetros.

Quem tiver a carteira apreendida, este ano, também vai contar com um serviço mais rápido de devolução do documento, em um prazo estimado de 24 horas.
Ao todo, serão cerca de 150 blitze, durante os quatro dias do carnaval, que também serão realizadas no litoral de cidades conhecidas pelo grande movimento durante o carnaval, a exemplo de Goiana, Itamaracá, Ipojuca e Tamandaré. Além disso, focos de folia no interior do estado, como Pesqueira, Nazaré da Mata e Bezerros, também receberão fiscais equipados com bafômetros descartáveis. Para realizar a operação, serão investidos R$ 330 mil.

De acordo com o Diretor de Fiscalização do Detran, Sérgio Lins, 158 agentes de trânsito estarão mobilizados durante os dias de folia, fiscalizando o nível de álcool no sangue dos motoristas, por meio de 28 etilômetros espalhados na RMR, em escala ininterrupta. A ideia é reduzir o número de acidentes no trânsito provocados por condutores ou veículos irregulares, realidade que somente durante os quatro dias do carnaval do ano passado gerou 688 apreensões de habilitações. A ação coercitiva será conjunta ao BPTran, CTTU e BPRv, de forma que vários órgãos devem realizar o trabalho simultaneamente. “Fiscalizaremos todos os motoristas, incluindo os taxistas, que trafegavam livremente até então, mas sabemos que há casos em que alguns motoristas do tipo também ingerem bebidas alcoólicas, o que não será mais tolerado”, explica.

Segundo o presidente do Detran, José Humberto Cavalcanti, as regras para devolução dos documentos apreendidos foram alteradas. Agora, quem tiver a carteira confiscada poderá recuperá-la no dia seguinte, em dois pontos de atendimento que devem funcionar no período da tarde no estacionamento do Shopping Recife e do Centro de Convenções. “A decisão visa, em especial, os turistas, uma vez que não é todo mundo que se programa para ficar no estado até a quarta ou quinta-feira, depois do carnaval, como fazíamos nos anos anteriores. Assim, que vai deixar o estado antes não vai precisar se replanejar por ter um documento retido”, explica. 

Durante todo o período carnavalesco, a Polícia Civil trabalhará em regime de plantão contínuo. A Delegacia de Trânsito estará aberta 24 horas por dia para atender, em especial, os casos de alcoolemia. Ao todo, dois delegados, com suas respectivas equipes, devem se revezar entre os dias 04 e 09 de março. A unidade fica localizada no KM 65 da BR-101, no bairro de Dois Irmãos, no Recife.

Renovação – Para enfrentar a maratona do carnaval e garantir o funcionamento da frota nos demais meses do ano, o Detran decidiu renovar a própria frota, entregue nesta segunda-feira. Ao todo, 38 viaturas (sendo 24 de fiscalização e 14 de operações), 4 vans e 1 plataforma com muque, todas novas. Além disso, o órgão doou ao BPTran 6 viaturas, 1.000 bafômetros descartáveis equipamentos de proteção que serão utilizadas pelos pilotos das 17 motos XRE 300 já cedidas pelo Detran no ano passado.

Educação – Para auxiliar no combate aos acidentes, o Detran aposta na conscientização do folião. Desde o último final de semana, já está em veiculação um jingle, em ritmo de frevo, na maioria das rádios do estado, que reforça o pedido de que, uma vez tendo bebido, é preciso cautela e pegar um transporte público ou ceder a chave do carro. Também serão espalhados cartazes e aplicações visuais em ônibus.

Quem, ainda assim, se disser desavisado, terá uma última chance de ouvir o recado e ainda receber um simples, porém poderoso, recurso de verificação de seu estado alcoólico. 

O Detran realiza na quinta-feira que antecede a abertura do carnaval (03) e também no sábado (05), antes do Galo da Madrugada, duas blitze educativas com direito a distribuição de panfletos com dicas de segurança para o folião e bafômetros descartáveis de uso pessoal.
As iniciativas terão início às 9h, no Segundo Jardim de Boa Viagem (quinta-feira), e às 8h, nos acessos ao centro da cidade em direção à Praça Sérgio Loreto (sábado). Ambas as ações contarão com a presença da emblemática Turma do Fonfom, que deve divertir os motoristas, mesmo falando sobre os riscos de dirigir embriagado.

A ideia é usar todos os recursos para diminuir o número de apreensões e acidentes no trânsito em Pernambuco. No carnaval do ano passado, 688 condutores tiveram a habilitação detida, o segundo maior índice, atrás apenas das festas de final de ano, cujo número chegou a 811 (no ano inteiro, foram 5.141 apreensões). Resta esperar que o recado seja ouvido por todos e que, caso contrário, as blitze cumpram o papel esperado.

Nenhum comentário: