Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Qual é a capacidade total de armazenamento de todos os equipamentos do mundo?

É possível guardar 295 exabytes de informação atualmente
É possível guardar 295 exabytes de informação atualmente
Você já se perguntou qual é a capacidade total de armazenamento de todos os CDs, DVDs, Blu-rays, HDs, cartões de memória (etc...) do mundo? E quanto dado é processado por todos os computadores do mundo? Um grupo de pesquisadores liderados por Martin Hilbet, cientista da Escola de Comunicação e Jornalismo da USC (University of Southern California) dobrou as mangas da camisa e se debruçou sobre as perguntas. Voltaram da pesquisa alguns quilos mais magros, ostentando belas olheiras e com alguns números impressionantes.

- Considerando toda a capacidade de armazenamento de equipamentos analógicos e digitais, os pesquisadores calculam que atualmente é possível guardar ao menos 295 exabytes de informação. Em bytes, isso significa 295 seguido de 20 zeros.

Se você achou esse número incrível, é hora de se achar um pouco mais inteligente: essa quantidade absurda de informação é menor do que uma única pessoa carrega em todas as suas moléculas de DNA.

Toda essa capacidade de armazenar informação cresceu exponencialmente nos últimos anos. O estudo chega a apontar o ano de 2002 como o início da era digital – foi o primeiro ano em que o armazenamento digital superou o analógico no mundo. Para se ter uma ideia do salto, no ano 2000 cerca de 75% de toda a informação ainda era guardada em meios analógicos; em 2007, 94% de toda a informação migrou para mídias digitais.

- Em 2007 foram enviados 1,9 zettabytes de informação através de sistemas de transmissão como TVs e GPS – um zetabbyte equivale a aproximadamente 1000 exabytes, que equivale a 1000 petabytes, que equivale a 1000 terabytes, que equivale a 1000 gigabytes. É a mesma quantidade de informação que seria transmitida se cada ser humano pudesse ler 174 jornais por dia.

- Em 2007, todos os computadores pessoais do mundo computaram 6,4 exaflops – ou 6,4 (seguido de 20 zeros) operações por segundo.

A pesquisa também levou em consideração o aumento no uso de videogames e de telefones celulares e o constante crescimento de sua capacidade de armazenamento e processamento de dados. Os celulares, por exemplo, respondiam por 6% de todo o processamento em 2007, ano em que foi lançada a primeira versão do iPhone e algum tempo antes dos primeiros celulares Android serem lançados no mercado de massa. Quanto aos consoles de videogame, esses respondiam – também em 2007 – por 25% do total de processamento.

Fontes: Eurekalert

Nenhum comentário: