Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Aprenda como cuidar de pele seca ou oleosa

O que determina a oleosidade da pele são genes e hormônios. Esta é uma proteção natural contra a perda de água pela epiderme. Segundo a dermatologista Flávia Addor, a pele oleosa

Peles oleosas têm, de fato, uma proteção natural, ao passo que as secas precisam de hidratação permanente. Porém, enquanto a pele seca está mais sujeita ao surgimento de rugas, a oleosa é mais propensa à flacidez, que também é um sinal de envelhecimento. 

Nenhum dos dois excessos é benéfico para aparência e viço da pele. Ambos exigem cuidados redobrados no dia a dia, tanto na hora de higienizar como hidratar. É preciso escolher produtos adequados para cada perfil.  é uma característica do indivíduo. A especialista esclarece que mesmo com uma regulação basicamente genética, que é ativada pelos hormônios sexuais, a produção de secreção sebácea pode se desequilibrar devido a alguns fatores externos: higienização, determinados medicamentos, ou ainda, influências ambientais. Além disso, o uso de cosméticos de base cremosa pode intensificar a oleosidade da pele. Porém, eles não interferem na secreção sebácea propriamente dita.

Aprenda como cuidar de pele seca ou oleosa - Foto: Getty ImagesA influência da alimentação na quantidade de sebo produzido pelo corpo ainda é controversa, mas os alimentos provavelmente envolvidos nessa piora da oleosidade são aqueles que aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue: os de alto índice glicêmico. 

São exemplos doces, frituras ou comidas à base de farinha de trigo. O chocolate, que nunca foi comprovadamente associado à acne, também tem alto índice glicêmico, e por esse motivo poderia piorar a oleosidade da pele. Bebidas alcoólicas e alimentos condimentados não costumam piorar o quadro.

Para Flávia, a melhor forma de tratar a oleosidade é usar produtos adequados. "A higiene com produtos próprios para a pele oleosa é desejável, evitando, entretanto, os que são muito cáusticos (pH elevado, alcalinos) ou com muita detergência, pois acabam a irritando ainda mais", ressalta. Quando a oleosidade é intensa e vem acompanhada de acne, o uso de retinóides tópicos - como o ácido retinóico - podem levar a uma melhora mais duradoura. É importante consultar um especialista para que ele lhe indique a melhor solução para amenizar o problema. 

Aprenda como cuidar de pele seca ou oleosa - Foto: Getty ImagesPeles extremamente secas também precisam de atenção constante. Entretanto, este tipo de perfil não é muito comum entre os trópicos. O que é mais recorrente em países tropicais - de exposição diária ao sol, vento e ar condicionado - são lábios ressecados. É preciso reparar se algum batom, maquiagem ou mesmo o creme de tratamento facial pioram a sensibilidade. 

Se for o caso, é preciso interromper o uso para tirar a prova. Repare também se você costuma passar muito a língua a fim de umedecer os lábios: a saliva é agressiva e provoca o ressecamento.

Para prevenir-se das rachaduras, que são doloridas e dificultam a adesão do batom, aplique durante o dia um bom hidratante labial, que inclua filtro solar na formulação. À noite, use um hidratante mais espesso como, por exemplo, os que contêm vaselina na formulação. Se nada disso funcionar, consulte um dermatologista. Outras dicas para combater o ressecamento da pele são: 

Hidrate-se constantemente por dentro e por fora
Beba líquidos com frequência e aplique um bom hidratante específico para o seu tipo de pele. Os líquidos que hidratam o organismo são água, água de coco e sucos.

De vez em quando, molhe o rosto
Você pode usar um borrifador ou apostar nas águas engarrafadas próprias para cosmética. Ou então, vá ao banheiro frequentemente e use água fria da pia. Com a pele ainda úmida, aplique o seu hidratante e reaplique sempre que sentir necessidade.

Não se esqueça dos lábios
Tenha sempre em mãos um bastão à base de manteiga de cacau, vaselina. bálsamo ou cold cream.

Nenhum comentário: