Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Os poderes da água do mar

Nelson Miguel de Melo, 58 anos, sofria com dores
provocadas pela artrose desde 2002.
Há dois meses toma os banhos enriquecidos
com sais marinhos e afirma estar melhor.
Foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press
No verão, boa parte dos brasileiros não abre mão de curtir alguns dias de praia. Muitos acreditam poder descarregar as energias negativas e recarregar as positivas com um simples mergulho em águas marinhas. A água do mar é realmente revigorante, fonte de prevenção e tratamento de males que roubam a saúde e a qualidade de vida.Esses benefícios são conhecidos desde a Grécia Antiga. A civilização banhada pelo Mediterrâneo reconheceu o uso terapêutico do líquido mais abundante no planeta e, ao que tudo indica, foi precursora da talassoterapia (em grego, thalassa é mar e terapia, cura). A alternativa terapêutica que se vale das propriedades dos sais e componentes da água do mar, no entanto, ainda é pouco conhecida no Brasil. Aos poucos, contudo, tem conquistado adeptos e feito diferença na vida de indivíduos que buscam alívio dos sintomas de doenças como osteoporose, artrose, artrite psoriática e fibromialgia.O francês René Quinton (1866-1925) foi o primeiro estudioso a divulgaralicerces científicos que provavam os bons efeitos da talassoterapia. Em seu trabalho, o fisiologista mostrou que as células dos seres humanos são banhadas por um meio fisiológico idêntico ao marinho. Por conta dessa relação, pregava Quinton, a água do mar é capaz de trazer inúmeras vantagens à saúde, pois fornece nutrientes necessários ao corpo. 

De acordo com Francisca Portela, médica do Up Day Spa, por meio de banhos de imersão, os sais marinhos promovem a regeneração do sangue, das glândulas, dos nervos e até dos ossos. ´A talassoterapia intensifica o metabolismo humano. Ela atua como anti-inflamatório natural, bactericida e laxativo, proporcionando um efeito desintoxicante no organismo`, avalia.

Como nem todos podem usufruir dos benefícios do mar nos 365 dias do ano, as virtudes das águas marinhas são levadas para longe da praia. Especialista em clínica-geral e geriatria, Francisca explica que a talassoterapia pode ser preparada de forma a simular o ambiente marinho. O paciente é acomodado em uma banheiracom água misturada com ozônio e uma série de sais. ´Jatos de água e ar são programados ao longo de 30 minutos. A transferência de íons entre o conteúdo líquido e o corpo proporciona o alívio da dor, a melhora na mobilidade, a liberação das impurezas do corpo e a eliminação dos radicais livres`, pontua a médica.

Indicações
Clic na imagem para ampliar
A massoterapeuta Rosângela Oliveira, que trabalha com a talasso há cinco anos, observa que a terapia também é indicada para ativar a circulação periférica, relaxar a musculatura e auxiliar na drenagem linfática. Cirurgiões plásticos costumam indicá-la para o pós-operatório. ´A água promove a sensação de leveza, de liberdade dos movimentos, e ajuda a interromper a dor. Regulamos a temperatura do banho para proporcionar o conforto. Além das doenças reumáticas, a talassoterapia beneficia pacientes com estresse e depressão`, diz. No decorrer da terapia, os jatos são direcionados para as mais diversas partes do corpo e luzes com nuances diferentes são incorporadas ao tratamento. ´A talasso também pode ser usada para tratamentos estéticos`, observa.

O aposentado Nelson Miguel de Melo, 58 anos, convive com as dores provocadas pela artrose desde 2002. Para suportar o desconforto, chegou a tomar corticoides e precisou colocar uma prótese no joelho. Além da artrose, ele tem gota nos tornozelos. ´Em determinado momento da minha vida, a dor passou a ser uma constante`, lamenta. Nelson soube da talassoterapia por meio de um amigo, mas confessa que já havia recebido indicação médica. Há dois meses, os banhos enriquecidos com os sais marinhos são feitos periodicamente. ´A dor fica na banheira. Entro na água travado e saio muito disposto, caminhando bem e sem as limitações impostas pela dor. Durante a terapia, é comum até sentir sono. É como se o estresse do dia a dia fosse tirado com a mão. A sensação de leveza é impressionante`, relata.

Para a dona de casa Patrícia dos Santos Souto, 32 anos, a talassoterapia se tornou imprescindível. Vítima da fibromialgia, ela conta que as dores provocadas pela doença desencadearam insônia e muita ansiedade. ´Faço a talassoterapia pelo menos duas vezes ao mês. Tenho rinite alérgica e retenção de líquidos, problemas também remediados com esse tratamento alternativo. O alívio da dor é imediato, o que permite que eu tenha alguns dias com qualidade de vida`, revela.


Os benefícios da talassoterapia para pacientes com fibromialgia são comprovados em estudos conduzidos em diversos países. Fisioterapeutas de Natal (RN) trabalharam um artigo de revisão sobre o assunto em 2008. Simultaneamente, o grupo realizou uma pesquisa de campo com 46 mulheres vítimas da doença. Metade delas foi submetida à talassoterapia no próprio mar de Natal e a outra metade à hidroterapia em água doce, numa piscina aquecida. ´Os dois grupos esboçaram melhoras significativas. Clinicamente, porém, alguns parâmetros, como alívio da dor, da fadiga e do distúrbio do sono foram remediados com mais efetividade nas mulheres expostas à água do mar`, ressalta Sandra Cristina de Andrade, fisioterapeuta, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Potiguar (UnP) e uma das autoras do artigo. Segundo Sandra, a talassoterapia ainda proporcionou a melhora da capacidade funcional e a redução das mudanças de humor nas pacientes com fibromialgia.
Alívio

Nenhum comentário: