Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Estudo questiona valor nutricional de frutas pouco maduras

Existe muita perda nutricional quando comemos uma fruta que ainda não está bem madura?

Existe uma mudança significativa no valor nutricional à medida que uma fruta ou vegetal amadurece, mas isso pode não ser o principal fator da nutrição, disse Jennifer Wilkins, da divisão de ciências nutricionais da Cornell University College of Human Ecology.



A mudança de valor varia com fatores como a variedade e o manuseio após a colheita, disse a especialista. Por exemplo, um estudo de 2004 com amoras, publicado no "The Journal of Agricultural Food Chemistry", descobriu que o nível de pigmentos antocianina, que podem ter benefícios antioxidantes, aumentou mais de quatro vezes quando amoras Marion passaram de pouco maduras a maduras demais (de 74,7 mg a 317 mg por 100 g).


Para outra variedade, a Evergreen, eles aumentaram pouco mais de duas vezes (de 69,9 mg para 164 mg).


Embora atividades antioxidantes também aumentem com o amadurecimento, elas não mostraram uma mudança significativa. Outra classe de nutrientes, os fenólicos, na verdade diminuíram levemente.


"Para muitas frutas e vegetais no supermercado, o amadurecimento não é um grande fator", disse Wilkins.


Muito embora um tomate possa ser colhido antes do auge de amadurecimento e transportado antes que a vitamina C tenha a chance de se desenvolver integralmente, outros fatores mais importantes podem ser a variedade; se ele foi resfriado o suficiente após a colheita; a que umidade e temperatura ele foi exposto no transporte; e o tempo que levou até chegar ao mercado.

C. CLAIRBORNE RAY
DO "NEW YORK TIMES"

Nenhum comentário: