Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Americano usa matemática para identificar foto digital retocada

Um professor americano de Ciências da Informática criou, com a ajuda de um aluno, uma fórmula matemática para descobrir fotografias retocadas digitalmente.

A reportagem, publicada na segunda-feira pela revista "PNAS", explica a recente controvérsia gerada pela alteração de fotos digitais publicadas nos meios de comunicação. De acordo com a Associação Médica Americana, elas podem contribuir para gerar expectativas pouco realistas da imagem corporal.

Para detectar essas imagens trucadas, o professor Farid Hany, do Departamento de Ciências da Informática do Dartmouth College, e o aluno de doutorado Eric Kee projetaram um método que permite calcular com precisão em que medida as imagens foram retocadas.

Em um primeiro teste, utilizaram mais de 450 fotos originais que, posteriormente, receberam um retoque e foram publicadas em meios de comunicação digitais. A partir daí, estabeleceram oito critérios geométricos e fotométricos comuns a todas elas.

Posteriormente, eles combinaram todos os parâmetros em cada par de fotos, com o objetivo de determinar o grau no qual as imagens tinham sido manipuladas.

Além disso, perguntaram a mais de 350 pessoas que comparassem o mesmo par de fotos e as classificassem em uma escala de 1 (muito similar) a 5 (muito diferentes).

Os pesquisadores incorporaram estes resultados à fórmula para obter uma média de retoque por cada par de fotos.

Os efeitos adversos a longo prazo na saúde pública de retocar de maneira inadequada as imagens publicadas levaram alguns países a considerar a identificação obrigatória para as fotos retocadas.

Segundo os autores do estudo, além de ser um método quantitativo para avaliar as alterações digitais de fotografias, sua fórmula também pode servir como elemento de dissuasão contra o retoque extremo.

Da EFE

Nenhum comentário: