Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Blogueira que queria transar com cem homens diz que parou de contar

"Letícia Fernandez", 31, reparou que estava transando com dois parceiros diferentes por semana. Era fevereiro: naquele ritmo, faria 96 em um ano. Como 96 é quase cem, criou o blog Cem Homens para compartilhar sua promessa de Ano-Novo: transar com a maior quantidade possível de homens em 2011.

"O número redondo e o trocadilho chamam atenção, mas nunca me obriguei a transar só para atualizar o blog", avisa Letícia, que é jornalista e usa pseudônimo para não prejudicar a carreira.

Ela parou de contar lá pelo trigésimo (antes, cada post era um número, pela ordem). Agora, publica os casos, mas não diz quando foi e nem a quantas anda a sua meta.

Pesquisas apontam disparidade entre número de parceiros que homens e mulheres afirmam ter tido

Por telefone (não dá entrevista ao vivo, ficou chateada depois de ser descrita como "acima do peso" em um perfil) e com sotaque carioca (mas morando em São Paulo), a causadora de tanto barulho diz que só pretendia aumentar a variedade na cama e se conhecer melhor.

O blog tem muito sexo e companhia e também espaço para lamentações da autora: umas se referem aos comentários grosseiros que os textos despertam, outras são sobre depressão, desemprego e dificuldade em pagar a Eletropaulo (o que quase a fez acabar com o blog).

Em seus 16 anos de vida sexual, Letícia diz ter dormido com uns 120: "Sempre fiz sexo casual. Para mim, a diversidade é importante. Sem ela, fico bem menos satisfeita".

Que coragem, ainda que anônima! Mulheres são impelidas a ter menos parceiros ou a esconder a soma real para se valorizar: "A moral sexual é mais complexa do que outras questões práticas da igualdade entre sexos. Ainda hoje, a mulher que declara ter tido muitos homens não é respeitada", diz a antropóloga Mirian Goldenberg, da UFRJ.

Goldenberg pesquisou a quantidade de parceiros entre homens e mulheres (veja quadro). Ela diz ter se impressionado com a imprecisão das respostas masculinas: "Entre eles, 28% responderam 'mais de dez' ou 'muitas, perdi a conta'. Já elas sabiam exatamente com quantos foram para a cama, como se cada um fosse significativo".


Por conta das descrições detalhadas de seus encontros e de suas opiniões, Letícia recebe críticas pesadas. As mais frequentes a acusam de reproduzir um comportamento masculino decadente e de banalizar o sexo.

Acostumada a responder a ataques piores, a blogueira não se intimida: "Dizer que imito os homens é machismo, é não acreditar que mulher tenha vontade de transar com vários. A ideia é mesmo banalizar o sexo. Sexo não é uma ligação entre almas, é vontade, o que não o torna menos importante".

Segundo a autora, o Cem Homens recebe 10 mil acessos diários. O pico de audiência se deu no dia em que um locutor de rádio chamou Letícia de "a nova Bruna Surfistinha", atraindo 400 mil visitas ao blog. "A maior parte era de tarados de 70 anos, do tipo que me manda e-mails dizendo que quer ser o número 69 no blog."
média nacional

A quilometragem sexual de Letícia está muito acima da média nacional e a conta que ela faz é um tabu, ao menos entre mulheres.

Para perguntar a alguém com quantos já foi para a cama, o Datafolha usa formulários que o próprio entrevistado preenche, lacra e põe na urna sem se identificar. Para evitar inibição e mentira.

Mesmo assim, especialistas desconfiam que, como na mesa do bar, os homens inflem o número de parceiras e as mulheres escondam amantes no armário.

Segundo o último levantamento do Datafolha, de 2010, os brasileiros têm em média 20,3 parceiras durante a vida. A média das brasileiras é 3,9.

"Não dá para entender com quem eles tanto transam", brinca Dolores Aronovich, professora de literatura da Universidade Federal do Ceará e autora do blog feminista Escreva Lola Escreva.
Para ela, o blog Cem Homens é o diário de alguém que se descobre feminista: "Permitir-se ter vários homens e contar sobre eles pode ajudar na libertação".

O psiquiatra Luiz Cuschnir, do Hospital das Clínicas de SP, diz que a contagem de parceiros pode indicar compulsão e falta de autoestima: "Pode ter a ver com uma competição entre mulheres para ver quem se sente superior".

SÓ PARA IDIOTAS

Com mais humor, menos acessos e nenhum relato explícito, o blog Eu Dou Para Idiotas, da engenheira "Patrícia Faria", 26, conta os percalços de uma moça tentando se relacionar com homens que não se revelem idiotas em algum ponto da história (mesmo quando dura um dia): "É uma jornada coletiva que as mulheres empreendem". Para Patrícia, indícios de idiotice são comentários machistas e infantilidade.

"Não é uma coisa só que faz o cara ser idiota. É toda uma equação. Ele tem, digamos, o hábito de se endividar para comprar carro caro e impressionar. Se for só isso e o resto OK, não é um idiota. O problema é que sempre tem os adicionais de idiotice", diz.

Um dos adicionais, claro, é a mania de divulgar o total de fêmeas que já abateu, dando nome aos bois.

JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nenhum comentário: