Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Alongamento

Veja exercícios simples de alongamento para melhorar a sua saúde, alinhar a postura e aliviar o estresse.

Especialistas destacam que exercícios de alongamento possuem papel preventivo no combate a problemas musculares, alinhamento da postura e até mesmo para aliviar as tensões do dia a dia. "Eles preparam a musculatura, mantêm e melhoram a extensibilidade muscular e a mobilidade articular, intervêm no reequilíbrio dos problemas morfológicos e na correção da postura", diz Beth Oliveira Martins, pós-graduada em Treinamento Desportivo e especializada em Biomecânica do Movimento Humano.

Para quem anda estressado, técnicas de alongamento também têm um perfil antiestresse e permitem a obtenção do bem-estar. "Ele estimula o cérebro a liberar "hormônios do bem-estar", incluindo a serotonina. Essas substâncias, secretadas por glândulas, espalham-se por todo o corpo e nutrem músculos e órgãos, fazendo com que você se sinta bem e revigorado", afirma a especialista.

Por isso alongar-se durante o trabalho ou em casa é importante: é o momento ideal para recarregar as energias.

Vejam abaixo algumas formas de alongamentos:

Alongamento estático

Move-se o grupo muscular lentamente até uma determinada amplitude de movimento que cause certa tensão (desconforto) muscular, permanecendo-se nessa posição por um tempo. É importante para eliminar algum encurtamento muscular.

Alongamento Passivo
O passivo é feito com a ajuda de forças externas (aparelhos, companheiros), em um estado de relaxamento da musculatura a ser alongada. É fundamental para diminuir as possibilidades de lesões e tem como objetivo a recuperação ou manutenção da flexibilidade.

Alongamento Ativo
á o ativo é determinado pelo maior alcance do movimento voluntário, utilizando-se as forças dos músculos que realizam o movimento e o relaxamento dos músculos opostos. É considerado funcional nos movimentos diários.

Alongamento muscular
O muscular combina contração e relaxamento alternados dos músculos que realizam os movimentos com os opostos.

Alongamento postural
O postural diminui as tensões musculares e favorece o bem-estar, estimulando a consciência corporal.

tempodemulher

Nenhum comentário: