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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Transnordestina atrasa quatro anos e consome R$ 800 milhões a mais

Obra, que deveria ter sido entregue em 2010, será visitada por Dilma na quinta


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Trecho da ferrovia Transnordestina com os dormentes velhos, no município de Catende, em Pernambuco
A presidente Dilma Rousseff visita na próxima quinta-feira o canteiro de obras da ferrovia Transnordestina, na cidade de Salgueiro (PE). Lá, a presidente vai se ver diante de uma obra atrasada há dois anos e que deve consumir R$ 800 milhões a mais do que o previsto.

Quando a construção da ferrovia foi incluída no PAC, em 2007, a expectativa é que ela fosse concluída três anos depois. Mas a data de conclusão foi sendo alterada e, no último balanço do programa, apresentado em novembro do ano passado, a previsão para o término da obra era o dia 31 de dezembro de 2014, quatro anos depois do previsto.

Os valores da obra também aumentaram. Em 2007, a previsão era gastar R$ 4,5 bilhões na construção da ferrovia, mas até 2010 já tinham sido investidos R$ 2,06 bilhões, com previsão de mais R$ 3,24 bilhões entre 2011 e 2014.

A Ferrovia

A obra, de 1,7 mil kms, vai ligar o interior do Nordeste aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE). O roteiro de Dilma começa no município cearense de Missão Velha, em um dos lotes mais adiantados da obra. De lá, a comitiva segue para São José do Belmonte (PE) e, mais tarde, para Salgueiro.

Alguns trechos da ferrovia estão mais adiantados, como os 96 km entre os municípios de Salgueiro (PE) e Missão Velha (CE), que estão com 99% da infraestrutura concluída, segundo o balanço mais recente do PAC.

Mas outros trechos, como o de 420 km entre Trindade (PE) e Eliseu Martins (PI) e o de 306 km entre Salgueiro (PE) e Suape, também em Pernambuco, têm pouco mais de 30% da infraestrutura pronta. A parte da ferrovia que liga os municípios cearenses de Pecém e Missão Velha (527 km) estava com 4% da infraestrutura pronta em setembro do ano passado.

 Agência Brasil

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