Reprodução |
Já são ao menos sete casos nesta semana de sites de bancos privados que saíram do ar. Nos outros dias foi a vez do Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e HSBC passarem pelo mesmo problema.
Novamente, o grupo de hackers Anonymous indicou em um de seus perfis no Twitter ser o autor de um suposto ataque virtual que teria derrubado todas essas as páginas.
Só que os bancos, quando indagados pela reportagem do R7, sempre apresentam a mesma resposta: queda foi causada por volume excessivo de acessos.
Hackers do Anonymous comemoram supostos ataques a bancos com o "Dança, Gatinho"
A suposta derrubada dos sites foi anunciada com a tag (palavra-chave) #OpWeeksPayment, usada outras vezes para divulgar uma campanha que tem como objetivo bloquear o acesso a serviços bancários nesta semana.
- #OpWeeksPayment - ATENÇÃO MARUJOS: Alvo atingido! O Citibank está à deriva! TANGO DOWN!
- #OpWeeksPayment Maaa Oeee!!! panamericano.com.br TANGO DOWN! "A pipa do vovô não sobe mais!"
- #OpWeeksPayment Sim, hoje todos irão bailar um pouquinho! O bancobmg.com.br acabou de entrar na dança! TANGO...
- #OpWeeksPayment ATENÇÃO MARUJOS: O febraban.org.br se uniu aos amigos lá no fundo do mar! Este ficará de castigo por um bom tempo!
Antes, o mesmo perfil indicou que faria “apenas um teste rápido” no site do Banco Central do Brasil. Por volta das 11h, a página poderia ser acessada normalmente.
O R7 entrou em contato com as assessorias de imprensa do Citibank e do Panamericano, que não haviam comentado o problema. Quase às 13h, o Panamericano deu a mesma resposta: "sobrecarga causada por acessos"
Segundo a assessoria de imprensa do Banco Central, no início desta manhã houve a mesma coisa. Uma sobrecarga de acessos ao site, ocasionando instabilidade e lentidão para abertura de páginas por alguns minutos. Não foram afetados sistemas ou transações, de acordo com o banco.
Especialista em crimes eletrônicos fala sobre as invasões em sites de bancos:
Do R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário