Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Estudantes e idosos terão mais ingressos de meia-entrada na Copa, e operários dos estádios terão bilhetes gratuitos

Vicente Cândido
O relator da Lei Geral da Copa na Câmara dos Deputados, Vicente Cândido, vai divulgar, nesta quarta-feira (15), a nova versão do texto que determinará as regras para a organização dos jogos no Brasil. Após reunir-se com representantes do governo no início da tarde, ele finalizou o relatório com mudanças solicitadas pelo Palácio do Planalto.
De acordo com Vicente Cândido, o principal ponto a ser alterado diz respeito às categorias de preços dos ingressos. No último texto, idosos, estudantes, indígenas, beneficiados pelo programa Bolsa Família e até mesmo pessoas que entregassem armas de fogo na campanha pelo desarmamento estariam enquadrados na categoria 4, que terá custo médido de R$ 50 e para a qual serão reservados ao menos 300 mil ingressos.

Após o novo pedido do governo, porém, destaca o relator, indígenas e os doadores de armas saem da categoria e passam a fazer parte da cota de ingressos subsidiados pela Fifa. Operários que trabalharam nas construções dos estádios também poderão ter ingressos grátis.

- A medida atende de certa forma as entidades que representam os estudantes e queriam que eles tivessem direito à meia-entrada em todas as categorias, fazendo valer as leis municipais e estaduais. Da forma que ficou acordada agora, sobrarão mais bilhetes para eles e os idosos na categoria 4.

A concessão de vistos eletrônicos também chegou a ser questionada pelo Planalto, mas Vicente Cândido afirma que o item já foi pacificado. Segundo ele, antes de incluir no texto a cláusula que libera o visto de entrada por meio eletrônico para estrangeiros que comprarem ingressos antecipados para os jogos, já havia conversado com um representante do Itamaraty.

- A pessoa que questionou o item é que não conversou com essa outra, mas já está tudo acertado e eles se entenderam por lá.

Encontros

Na terça da última semana (7), Vicente Cândido já havia sido chamado para uma conversa com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Na ocasião, o Planalto deixou claro como deveriam constar três itens do projeto de lei: a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, que estaria liberada somente durante a Copa de 2014 e a das Confederações de 2013, a liberação da meia-entrada para idosos a partir de 60 anos em todos os jogos e a responsabilidade civil do Brasil diante de ataques.

Após o combinado, porém, o relator também ouviu as demandas de alguns dos integrantes da comissão e acatou boa parte das ideias. O texto foi finalizado e ia ser votado nesta terça na comissão especial que trata do tema, mas Vicente Cândido foi chamado às pressas para outro encontro no Planalto e teve que adiar a votação.

- Estava tudo pronto e conversado, mas fui pego de surpresa. Agora conversamos novamente e passei o restante da tarde trabalhando no novo relatório, desta vez, o final.

O texto chega aos líderes de partidos e integrantes da comissão até a manhã de quarta-feira. Em seguida, o presidente do grupo, deputado Renan Filho (PMDB-AL) deve convocar os parlamentares para a sessão de votação.

- Eu só vou marcar uma nova reunião quando tivermos esse texto final em mãos. Não podemos avaliá-lo de forma assodada, então o ideal é que o encontro seja a partir do dia 28, após o carnaval.

Adriana Caitano, em Brasília

Nenhum comentário: