Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Wando: Vida e trajetória do cantor


Wando faleceu na manhã desta quarta-feira (8), no Biocor Instituto, em Nova Lima, Minas Gerais. Aos 66 anos, o cantor teve uma parada cardiorrespiratória às 8h, segundo informou João Carlos de Souza Dionísio, médico particular do artista.

O intérprete de "Fogo e Paixão" foi internado no dia 27 de janeiro. Exames constataram que ele estava com artérias do coração entupidas por placas de gordura. Porém devido a complicações, as cirurgias necessárias não foram realizadas. Os especialistas optaram pela implantação de malhas de aço nas artérias para permitir a passagem do sangue, procedimento denominado de angioplastia.

De acordo com boletim médico divulgado na terça-feira (7), Wando apresentava quadro estável e tinha melhora progressiva. No último domingo (5), os fãs de Wando chegaram a ter uma boa notícia. O cantor mandou uma mensagem em um pedaço de papel: “Estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Já volto”.

A assessoria de imprensa do Biocor divulgou uma nota agradecendo ao próprio Wando, a família dele, a imprensa e os médicos envolvidos no caso pela forma que conduziram todo o período de internação do cantor.

"Houve um súbito agravamento do grave quadro do Sr. Wanderley Alves dos Reis, a partir das 05h40 horas desta quarta-feira, dia 8 de fevereiro de 2012, com o óbito às 8h da manhã, na presença da esposa. Agradecemos o carinho e a atenção de todos, especialmente ao Sr. Wanderley Alves dos Reis – Wando -, sua esposa e filhos, a sociedade, a imprensa, os médicos do Corpo Clínico, os profissionais de saúde e demais colaboradores que, com dedicação e respeito, atuaram de forma intensiva e completa, aplicando todos os recursos e técnicas disponíveis, nada faltando ao paciente durante todo o tratamento."

Confira abaixo imagens e um pouco da carreira de Wando.

Mineiro, nasceu em 2 de Outubro de 1945, na cidade de Bom Jardim, Minas Gerais, numa pequena fazenda dos avós. Foi registrado na cidade de Cajuri. Ainda pequeno se mudou para Juiz de Fora. Foi para Volta Redonda, no Rio de Janeiro, onde vendeu leite de casa em casa, entregou jornal, virou feirante e motorista de caminhão.

Interessado por música, começou a tocar violão clássico. Porém, como sua meta era tocar para as moças, percebeu que o clássico não as agradava tanto. Começou a escrever canções de amor e estudar violão popular.

O envolvimento com a música começou a atrapalha-lo como feirante, então ele deixou a feira livre e se mudou para Congonhas do Campo, onde participou do grupo musical “Escaravelhos” e começou a receber dinheiro com música.

Um amigo o incentivou a sair de Congonhas do Campo e ir para São Paulo. Wando pegou o violão de outro amigo emprestado, e passou a viver em um hotel na capital paulista. Fez amizade com um dentista aposentado, quem ele considera seu anjo, que o ajudou e o apresentou um produtor de música.

Com os contatos que foi fazendo, chegou até Jair Rodrigues, que passou a cantar uma de suas composições, “O Importante É Ser Fevereiro”, que em um mês o tornou um sucesso nacional como compositor.

A primeira coisa que Wando comprou com o dinheiro que ganhou foi um carro, um Opala vermelho. Voltou a Congonhas do Campo para contar para as pessoas que tinha conquistado o sonho e para devolver o violão do amigo.

De volta a São Paulo, passou a tocar nos bailes da noite paulista. Gravou os dois primeiros discos inspirado em Caetano Veloso e Gilberto Gil. Porém, percebeu que as moças adoravam quando ele cantava músicas românticas.

Investiu então no brega romântico, criou o costume de morder uma maçã nos shows para simbolizar o 'primeiro pecado'. E a sua maior característica: o costume de colecionar calcinhas das fãs. Em todos os seus shows ele distribuía e recebia as mais variadas roupas íntimas.


Confira todos a discografia de Wando:

'Glória Deus no céu e samba na terra' (1973)
'Wando' (1975)
'Porta do sol' (1976)
'Ilusão' (1977)
'Gosto de maçã' (1978)
'Gazela' (1979)
'Bem-vindo' (1980)
'Pelas noites do Brasil' (1981)
'Fantasia noturna' (1982)
'Coisa cristalina' (1983)
'Ui-Wando paixão' (1986)
'Coração aceso' (1987)
'O mundo romântico de Wando' (1988)
'Obsceno' (1988)
'Dor romântica' (1989)
'Tenda dos prazeres' (1990)
'Depois da cama' (1992)
'Mulheres' (1993)
'Dança romântica' (1995)
'O ponto G da história' (1996)
'Chacundum' (1997)
'Palavras inocentes' (1998)
'S.O.S. de amor' (1999)
'Picada de amor' (2000)
'Fêmeas' (2001)
'O melhor de Wando ao vivo' (2002)
'Romântico brasileiro, sem vergonha' (2005)

FAMOSIDADES

Nenhum comentário: