PSICOTERAPIA DE CASAL
Se você passa por problemas conjugais ou conheça alguém que enfrente dificuldades de relacionamento no casamento, não tenha medo de pedir ajuda. Um profissional especializado pode ajudá-los. Para essas turbulências é que existe a Psicoterapia de Casal.
A Psicoterapia de Casal é indicada quando existe uma queixa relacional de um dos cônjuges. Mas essa queixa não é um descontentamento qualquer, e sim algo insuportável, impossível de ser aceito e que quase não existem mais possibilidades de comunicação para resolução dos conflitos.
Esses desentendimentos são conflitos que ultrapassam os limites do respeito e sendo assim, o casal precisa de um acompanhamento profissional para ajudá-los a lidar com essa situação perturbadora. Não há possibilidade para o casamento quando conflitos conjugais não são tratados e trabalhados.
Há casais que levam para o casamento problemas não resolvidos do tempo de namoro, ou mesmo casados há anos sempre voltam nas mesmas questões. São casais que fazem do relacionamento um sepulcro de coisas ruins, e qualquer desentendimento é motivo para colocar o passado no presente.
O que o casal tem que entender é que não precisam colocar um ponto final no casamento devido a inúmeras brigas e desentendimentos. Um tratamento especializado pode ajudá-los a serem felizes para sempre, e isso não é utopia.
O que muita gente não sabe é que no campo do amor projetamos para outro a responsabilidade de nos fazer feliz. O amor que desejamos receber não se encontra no outro, mas sim dentro de nós mesmos. Então, para sermos felizes no casamento, depende muito mais da própria pessoa, do que do parceiro em geral.
Isto quer dizer que muitas pessoas entram no casamento com vários problemas subjetivos e delegam ao cônjuge a difícil responsabilidade da felicidade. Não é o que sinto por outra pessoa, mas sim o que sinto por mim mesmo projetado na outra pessoa. Somente existe o verdadeiro amor quando uma pessoa passa a reconhecer o outro por aquilo que ele realmente é como ser humano, e começa por gostar dele e a se importar com ele como tal.
O fim do casamento não resolve os problemas da vida e as questões da alma. Hoje é muito mais fácil destruir do que construir; é muito mais fácil dar a morte do que a vida; facílimo acabar do que recomeçar. E acabando com um casamento, a probabilidade de entrar em outro é muito grande.
Um novo casamento poderá trazer os mesmos problemas ou até piores do que o anterior. O segredo do casamento não é uma harmonia eterna. Depois dos inevitáveis constrangimentos, a solução é ponderar, tentar estabelecer um diálogo de forma saudável. Talvez o segredo fosse tentar renovar o casamento e não procurar um relacionamento novo, uma casa nova, uma família nova, filhos novos...
Portanto, ao tentar descobrir um novo parceiro, uma nova pessoa, uma nova família, descubra o que sempre esteve do seu lado. O ensinamento que você estará passando para as pessoas que estão a sua volta é que apesar dos desentendimentos, não necessariamente significam o fim de tudo.
Para isto, a psicoterapia de casal propicia o equilíbrio conjugal, pois trabalha diretamente os problemas advindos do casamento, proporcionando o bem estar, dando novamente ao casal a felicidade que tiveram no namoro e no início do casamento.
Obs.: a Psicoterapia de Casal não é indicada somente para pessoas casadas, mas também para pessoas que estejam em um relacionamento conflituoso.
Danuza: Psicoterapeuta, Psicóloga Clinica. Pós-graduanda em Psicologia Jurídica Criminalista e Consultora de DP e RH.
Sugestões de assuntos, pelo e-mail: blogdomelk@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário