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quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Não existe competição nos contratos da Copa do Mundo


O dono de uma companhia familiar com conexões de longa data com a FIFA, presidente Sepp Blatter, e seu sobrinho Philippe Blatter foram premiados com 450.000 dos melhores ingressos para a COPA de 2014 no Brasil, apesar do desempenho desastroso do seu programa de hospitalidade corporativa na África do Sul no ano passado.


Os irmãos mexicanos Jaime e Enrique Byrom, com base em Cheadle, Cheshire, têm feito negócios com venda de ingressos da FIFA desde 1986. Eles possuem 85% daMATCH Hospitality e a empresa baseada em Zug liderada por Philippe possui 5%.

‘O candidato mais adequado. ’

MATCH não teve que se candidatar para o negócio. A FIFA anunciou que ‘seguindo uma avaliação industrial conduzida pela FIFA,MATCH Hospitality apareceu como sendo o candidato mais adequado’ a FIFA também garantiu a concessão da Hospitalidade a eles para os jogos da Rússia em 2018 e Qatar em 2022.

O grupo japonês Dentsu que era parceiro da agora falida ISL Marketing Company que pagou propinas no valor de 100 milhões para oficiais esportivos, em sua maioria da FIFA, também possui 5% da exploração da MATCH.

Os Byroms dizem em comunicações confidenciais aos agentes que vendem os ingressos que eles esperam que seus pacotes sejam comprados por ‘FTSE top 250 companhias e indivíduos com alto poder aquisitivo.

Os mais caros serão os de suítes privativas em que os fãs com muito dinheiro pra gastar irão ocupar assentos luxuosos, em que será oferecido ‘um bar de luxo e serviço de garçons, um presente comemorativo, estacionamento privativo, um kit de hospitalidade de luxo e recepcionistas’.

12,000 ingressos para a Final

Os não tão ricos sentarão no ‘Assento Acolchoado Especial para Negócios’ com ‘serviço premier de bar e serviço de garçons de alta qualidade’. Abaixo na escala de Hospitalidade vêm os assentos de Pavilhão. Os clientes podem esperar ‘Serviço básico de bar e serviço de garçons’. O mais barato, os assentos Premium, serão de categoria de ingressos 1, serviço de garçons básico, lanches e sem recepcionistas. Alguns preços já foram anunciados – incluindo os quase $2.3 milhões pelas suítes de luxo no Rio, São Paulo e Belo Horizontes.

Os Byroms obtêm marcantes 12.000 ingressos da Hospitality para o jogo de abertura, quase 12.000 para outros dois Grupos dos jogos e mais 110.500 pelas Grandes Partidas. Se o Brasil for adiante para a próxima rodada de 16 equipes eles jogarão 2 vezes e os Byroms possuem 20.000 destes. FIFA também deu a eles outros 33.000 ingressos de outros jogos desta rodada.

Se o Brasil se qualificar para a quartas de final os Byroms possuem outros 20.000 ingressos para os 2 jogos – e ainda mais 16.000 por outros jogos das quartas de final. Na semi-final eles têm 24.000 ingressos pelos 2 jogos. Para a final no Rio eles têm pelo menos 12.000.

Na África do Sul ano passado os Byroms receberam 380.000 ingressos pelo Pacote de Hospitalidade. Com 70.000 ingressos a mais no Brasil eles esperam compensar as perdas de 2010 em €50 milhões.

Kulula Atrevida

Apesar da atração da Copa do Mundo estar sendo realizada no Brasil, pode causar problemas similares. Em sua informação confidencial para seus agentes, aMATCH aponta que ‘o torneio vai requerer viagens de longa distância para equipes, oficiais, a imprensa e seus apoios.’

Esse foi o caso na África do Sul e surgiram preocupações sobre as cobranças de $755 por voos daMATCH entre cidades. O barato, voos sem regalias da Kulula Linhas Aéreas apareceram, oferecendo voos parecidos entre $140 e $196 e descaradamente tentando contornar a legislação inspirada na FIFA utilizando-se de marketing de emboscada, se anunciando como O Portador Nacional Não Oficial de Você-Sabe-O-Quê´.

Kulula recebeu uma carta ameaçadora dos advogados da FIFA, alegando que o aviso violado da legislação Sul-Africana ‘procurando ganhar benefício promocional para a marca Kulula criando uma associação não autorizada com a Copa do mundo da FIFA de 2010’.

Dias depois a empresa aérea postou uma atrevida, nova propaganda para seus voos, ‘Não no ano que vem, não no ano passado, mas em algum lugar entre os dois.’ Nenhuma ação foi iniciada contra eles.

Vendedores não autorizados do mercado secundário – do ‘Mercado Negro” – dizem que os outros encargos da MATCH os tiraram de grande parte do mercado.

Boa sorte para o irmão do Danny

Os Byroms, em seu contrato para 2014 com seus agentes espalhados pelo mundo estão tentando surpreender o mercado secundário, insistindo que ‘agentes de venda oficialmente designados também serão obrigados a relatar aoMATCH Hospitality qualquer caso ou ocorrência de vendas não autorizadas de ingressos incluindo pacotes de hospitalidade pra a Copa do Mundo FIFA 2014.’

Em 2010 um dos agentes designados pela MATCH para vender os seus pacotes foi Samson Adamu, o filho do agora desonrado membro executivo do comitê da FIFA nigeriano Amos Adamu, que foi pego por um jornal procurando suborno pelo seu voto na competição pra apresentador da Copa do Mundo de 2022.

Houve controvérsia na África do Sul no ano passado quando foi revelado que Andrew Jordaan, irmão do organizador chefe da Copa do Mundo Danny Jordaan, tinha sido apontado pelo Serviço de eventos daMATCH pra agir como seu ligação no Porto Elizabeth por R200 000 por mês. (£15,709.6)
Em outras lucrativas concessões da FIFA os Byroms foram premiados com contratos pra gerenciar todas as vendas de ingressos para a Copa do Mundo na Coréia/Japão e novamente ano passado na África do Sul. No Brasil eles estarão produzindo, vendendo e distribuindo os restantes 3.2 milhões de ingressos.
 
Por Andrew Jennings

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