Pages

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Poluição do ar causa mais infarto que cocaína

Respirar ar poluído causa mais ataques cardíacos que usar cocaína, segundo revisão de estudos envolvendo 700 mil pessoas, publicada ontem no "Lancet". 

O trabalho, feito pela Hasselt University, na Bélgica, cruzou fatores de risco para infarto e a exposição da população a esses fatores. 

Estudo feito na Bélgica mostra que ar
poluído das grandes cidades é um dos
maiores gatilhospara ataques cardíacos
  É por isso que a poluição ficou em primeiro lugar. Individualmente, aumenta apenas 2,9 vezes o risco de infarto, em comparação com a cocaína (23 vezes). 

Mas, como a população toda é exposta à poluição, e apenas uma fração pequena usa a droga (0,04%), a poluição desencadeia muito mais infartos do que a cocaína. 

O estudo também coloca em patamares semelhantes os riscos da poluição e de outros fatores mais conhecidos, como esforço físico e consumo de álcool e de café. 

Para o médico epidemiologista Luiz Alberto Pereira, do Laboratório de Poluição Atmosférica da USP, é esse o mérito do estudo. 

Segundo Pereira, a poluição não é valorizada como fator de risco e ainda há muito ceticismo a seu respeito.
"O estudo pode fazer com que os clínicos finalmente olhem para a poluição como fator de risco relevante para infarto. Não se pode mais menosprezar um risco de 7%, similar ao do álcool." 

Os gatilhos fazem a doença preexistente piorar ou se manifestar. No caso da poluição, a piora da qualidade do ar pode causar um infarto poucas horas depois da exposição em quem tem hipertensão ou problemas cardiovasculares. 

Mas mesmo pessoas saudáveis podem sofrer dano e ter o risco de infarto aumentado ao longo do tempo, principalmente se morarem em cidades como São Paulo, diz o pneumologista Ubiratan de Paula Santos, do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo. 

Já aqueles que se protegem com medicamentos para pressão alta e se expõem menos aos riscos sofrem menos os efeitos dos gatilhos.


OUTROS FATORES
 
Ao todo, o trabalho revisou 36 pesquisas. A partir delas, foi feito um ranking de 13 fatores de risco que estimularam infartos uma hora ou dez dias depois do estímulo.


Alguns desses fatores são uso de maconha, emoções positivas e negativas, atividade sexual e refeições pesadas. O fumo passivo não foi incluído no estudo, mas os autores dizem que seus efeitos são similares aos da poluição ao ar livre, e há a evidência de que banir o fumo em lugares públicos reduziu as taxas de infarto em 17%.


O esforço físico, que pode proteger o coração se é feito com regularidade, é o segundo principal fator de risco, para quem é sedentário ou esportista de fim de semana.


Da mesma forma, o álcool, terceiro no ranking dos gatilhos, pode ser um fator de proteção quando consumido em pequenas quantidades.

A dependência e seus transtornos

Depender de algo ou de alguém causa nervosismo e angústia 

Conheça os tipos de dependência que prejudicam o convívio social  

Ao ouvir a palavra "dependência", geralmente a associamos a dependência química (álcool, droga ou medicamentos), no entanto, existem outros tipos de dependência que também podem ser prejudiciais, mas que não são conhecidos. São eles:

Dependência emocional

É caracterizada pela dependência à figura de outra pessoa, que pode ser marido, mulher, pai, mãe, filho ou amigos. Nesse caso, a pessoa não se sente segura para realizar tarefas ou até sair de casa se não estiver acompanhada pela pessoa que é objeto de sua dependência, ou seja, se a criança for dependente da mãe só se sentirá bem e confortável na companhia dela.

Quando o alvo de dependência é o marido ou a esposa, a pessoa tende a viver em função do relacionamento e dos atos do seu objeto de amor, provocando atritos no relacionamento.

A pessoa emocionalmente dependente de outra pode experimentar sentimentos de medo, solidão, ansiedade, rejeição, insegurança, falta de confiança e angústia. Tende a agir de forma controladora para que não "perca ninguém a sua volta".

Dependência sexual
A pessoa acometida pela dependência sexual geralmente sente dificuldade em expor a sua atividade e frequência sexual por culpa, vergonha, medo ou arrependimento.

A pessoa sexualmente dependente não é somente aquela que pratica sexo várias vezes seguidas, mas também aquela que procura, constantemente, novas relações com diferentes parceiros, que o pensamento obsessivo em sexo atrapalha a sua rotina, utiliza o sexo como forma de extravasar as suas emoções (tanto positivas quanto negativas), não sente prazer no ato sexual e busca uma relação em seguida da outra para atingir o prazer, assume comportamento de risco em nome do prazer e precisa manter cada vez mais relações para que sinta a mesma intensidade de prazer. 

Dependência por compras
Essa pode ser considerada uma das formas mais complexas de ser caracterizada como dependência, pois muitas pessoas não reconhecem o seu comportamento como compulsivo ou dependente e os seus sintomas são socialmente aceitos.

O gosto por fazer compras torna-se compulsão quando as saídas para fazer compras não são mais planejadas, a pessoa se sente angustiada ao sair do shopping de mãos vazias, não avalia a real necessidade do que vai comprar e também não calcula se o preço é compatível com a sua situação econômica.

Nesse tipo de compulsão, um ciclo perigoso e prejudicial pode ser iniciado: com o excesso de compras a pessoa vai contraindo dívidas que não podem ser pagas por falta de dinheiro, ao deparar-se com essa dificuldade a pessoa se sente angustiada e vai às compras para aliviar a angústia, aumentando ainda mais a sua dívida, o que no próximo mês acarretará em maior angustia e novas compras.

Dependência alimentar
Caracteriza-se por um forte e irresistível desejo em consumir especificamente um determinado alimento. A pessoa faz uso de um determinado alimento como, por exemplo, chocolate, para aliviar tensão, aplacar frustração ou festejar uma conquista.

Existem pessoas que ao parar de fumar substituem o cigarro por bala; não conseguem sair de casa sem bala nos bolsos e faz uso delas para dar vazão às diferentes emoções vividas no decorrer do dia.

Há também as pessoas que não participam de um evento no qual ela poderá ser destaque, como reunião, palestra ou festa se não estiver mascando chiclete.

Nesses exemplos, a pessoa usa um alimento específico (bala o chiclete) para dar vazão as suas emoções e para sentir maior segurança. 

Dependência em atividade física
Geralmente as pessoas iniciam a prática de atividade física em busca de saúde, bem-estar, qualidade de vida e uma nova silhueta, no entanto, a prática pode tornar-se exagerada e levar a dependência.

A dependência pode ser caracterizada quando a duração da atividade é prolongada, quando compromissos pessoais são cancelados por coincidirem com o horário de treino e quando a impossibilidade de ir a academia gera nervosismo e agressividade.

A pessoa viciada em exercícios físicos também pode apresentar lesões musculares e dores generalizadas no corpo, que são ignoradas para que não se perca um dia de treino.

Aliada a esse tipo de dependência podemos encontrar o radicalismo na dieta e o uso abusivo de medicamentos para melhorar o desempenho e diminuir o cansaço.

Dependência em jogos
Pode ser compreendida como o hábito exagerado de jogar, sem que as consequências sejam medidas. Existem pessoas que apostam tudo o que tem na esperança de ganhar.

Aliás, as pessoas viciadas em jogos sempre acreditam que se darão melhor na próxima partida e apostam cada vez mais em busca da realização desse desejo. São geralmente pessoas que se sentem sozinhas e carentes.

Desde 1992 a dependência em jogos é considerada como transtorno psiquiátrico pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Dependência tecnológica
Esse tipo de dependência tem sido amplamente discutido nos dias de hoje, pois há uma grande parcela de pessoas que acreditam não tratar-se de um distúrbio por ser impossível viver sem tecnologia no mundo atual.

Concordo que hoje precisamos da tecnologia para trabalhar, achar um novo caminho na rua e lidar com os eletrodomésticos em casa.

Mas a necessidade vira dependência quando a pessoa sente que está "fora do mundo" quando está sem celular e acesso a internet, quando troca programas "reais" por conversas virtuais, checa os e-mails várias vezes na mesma hora, troca noites de sono por noites jogando em rede, expõe todos os momentos e detalhes da sua vida nas redes sociais e sente-se excluída e diminuída socialmente quando não tem os novos aparelhos tecnológicos.

Caso você tenha se identificado com alguma situação acima, procure um profissional capacitado e responsável para lhe ajudar a superar qualquer tipo de dependência e viver com maior segurança e tranquilidade e menor ansiedade, angústia, irritabilidade e nervosismo.

Brasil tem 9,9 milhões de residências com TV por assinatura

 Com a entrada de 155,4 mil novos assinantes em janeiro, o Brasil chegou a 9,92 milhões de residências atendidas pelo serviço de TV paga. Considerando o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 3,3 pessoas, o serviço já alcança cerca de 32 milhões de brasileiros.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o crescimento observado no primeiro mês deste ano representa uma evolução de 1,6% em relação ao total de assinantes de dezembro de 2010. Nos últimos 12 meses, o setor cresceu 30,2%.

Os serviços de TV por assinatura via satélite cresceram 3,13% em janeiro e já representa 46,5% do total de assinantes. O número de assinantes com o serviço via cabo cresceu 0,48%, e tem participação de 50,4%. Já as prestadoras de TV por assinatura via micro-ondas perderam 2,78% de sua base de assinantes.

Na Região Sudeste, cerca de 25% dos domicílios são assinantes de algum tipo de TV paga. A unidade da Federação com maior densidade do serviço é o Distrito Federal, onde 33,1 a cada 100 domicílios tinham TV por assinatura em janeiro. 

Da Agência Brasil

Rodovias de Pernambuco vão contar com todo efetivo de agentes de trânsito durante o Carnaval

Os motoristas que trafegarão neste Carnaval pelas rodovias do Estado em direção aos 19 municípios os quais abrigam os pólos de Pernambuco ou às praias, contará com a orientação de agentes de trânsito do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). O detalhamento da campanha educativa de trânsito foi feito nesta segunda-feira, pela Secretaria de Transportes junto ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER), em parceria com o Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv) e Polícia Rodoviária Federal (PRF),

Os agentes destacados para a campanha vão distribuir sacos de câmbio junto a um mapa indicativo que ajudará os foliões a localizarem o caminho de destino. Com o objetivo de divulgar a campanha, foram confeccionados banners, folders, panfletos, sacolas pláticas e mapas que apresentam caminhos alternativos para o litoral. Placas educativas também serão colocadas em viadutos, lombadas eletrônicas e passarelas. Todas as placas devem estar fixadas até esta quarta-feira (02).

Para evitar congestionamentos, algumas lombadas eletrônicas serão desligadas. Confira quais equipamentos terão o funcionamento interrompido e a localização de cada um:

- PE-060 (Ipojuca) - KM 16,63. Desligada - 03/03 (22h) | Religada - 10/03 (05h)

- PE-060 (Cabo) - KMs 0,1 KM e KM 2,5. Equip. 066 e 067. Desligada - 05/03 (05h) | Religada: 10/03 (05h)

- PE-060 (Itapissuma) - KMs 7,3 e 7,9. Desligada 03/03 (05h) | Religada 10/03 (05h)

- BR-232 (Exceto a da Serra das Russas) - Desligada 03/03 (22h) | Religada (05h)

Segurança - Com relação ao contingente de agentes, o BPRv irá utilizar todo o grupo efetivo e mais 320 policiais de reforço. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá mobilizar 400 homens e 60 viaturas.

Saiba como tirar manchas de comida e gordura das roupas

Reabilite as roupas carimbadas pela vida usando um pouquinho de paciência e o material certo para cada problema; confira:

Carnaval de muitas blitze e pouca tolerância no Grande Recife

A nova campanha do Detran, voltada para o carnaval, foi intitulada “Se beber, vá de táxi, ônibus ou metrô”, mas bem que este poderia ser um conselho sincero ao próximo. Com um aumento de 50% no número de blitze, no ponto alto dos festejos de momo vai ficar difícil ingerir bebida alcoólica e escapar da fiscalização. Este ano, até mesmo os motoristas de táxi terão que comprovar que estão aptos a dirigir. Para se ter uma ideia, apenas na Região Metropolitana do Recife (RMR), nos momentos de maior fluxo, haverá pelo menos 12 pontos equipados com etilômetros.

Quem tiver a carteira apreendida, este ano, também vai contar com um serviço mais rápido de devolução do documento, em um prazo estimado de 24 horas.
Ao todo, serão cerca de 150 blitze, durante os quatro dias do carnaval, que também serão realizadas no litoral de cidades conhecidas pelo grande movimento durante o carnaval, a exemplo de Goiana, Itamaracá, Ipojuca e Tamandaré. Além disso, focos de folia no interior do estado, como Pesqueira, Nazaré da Mata e Bezerros, também receberão fiscais equipados com bafômetros descartáveis. Para realizar a operação, serão investidos R$ 330 mil.

De acordo com o Diretor de Fiscalização do Detran, Sérgio Lins, 158 agentes de trânsito estarão mobilizados durante os dias de folia, fiscalizando o nível de álcool no sangue dos motoristas, por meio de 28 etilômetros espalhados na RMR, em escala ininterrupta. A ideia é reduzir o número de acidentes no trânsito provocados por condutores ou veículos irregulares, realidade que somente durante os quatro dias do carnaval do ano passado gerou 688 apreensões de habilitações. A ação coercitiva será conjunta ao BPTran, CTTU e BPRv, de forma que vários órgãos devem realizar o trabalho simultaneamente. “Fiscalizaremos todos os motoristas, incluindo os taxistas, que trafegavam livremente até então, mas sabemos que há casos em que alguns motoristas do tipo também ingerem bebidas alcoólicas, o que não será mais tolerado”, explica.

Segundo o presidente do Detran, José Humberto Cavalcanti, as regras para devolução dos documentos apreendidos foram alteradas. Agora, quem tiver a carteira confiscada poderá recuperá-la no dia seguinte, em dois pontos de atendimento que devem funcionar no período da tarde no estacionamento do Shopping Recife e do Centro de Convenções. “A decisão visa, em especial, os turistas, uma vez que não é todo mundo que se programa para ficar no estado até a quarta ou quinta-feira, depois do carnaval, como fazíamos nos anos anteriores. Assim, que vai deixar o estado antes não vai precisar se replanejar por ter um documento retido”, explica. 

Durante todo o período carnavalesco, a Polícia Civil trabalhará em regime de plantão contínuo. A Delegacia de Trânsito estará aberta 24 horas por dia para atender, em especial, os casos de alcoolemia. Ao todo, dois delegados, com suas respectivas equipes, devem se revezar entre os dias 04 e 09 de março. A unidade fica localizada no KM 65 da BR-101, no bairro de Dois Irmãos, no Recife.

Renovação – Para enfrentar a maratona do carnaval e garantir o funcionamento da frota nos demais meses do ano, o Detran decidiu renovar a própria frota, entregue nesta segunda-feira. Ao todo, 38 viaturas (sendo 24 de fiscalização e 14 de operações), 4 vans e 1 plataforma com muque, todas novas. Além disso, o órgão doou ao BPTran 6 viaturas, 1.000 bafômetros descartáveis equipamentos de proteção que serão utilizadas pelos pilotos das 17 motos XRE 300 já cedidas pelo Detran no ano passado.

Educação – Para auxiliar no combate aos acidentes, o Detran aposta na conscientização do folião. Desde o último final de semana, já está em veiculação um jingle, em ritmo de frevo, na maioria das rádios do estado, que reforça o pedido de que, uma vez tendo bebido, é preciso cautela e pegar um transporte público ou ceder a chave do carro. Também serão espalhados cartazes e aplicações visuais em ônibus.

Quem, ainda assim, se disser desavisado, terá uma última chance de ouvir o recado e ainda receber um simples, porém poderoso, recurso de verificação de seu estado alcoólico. 

O Detran realiza na quinta-feira que antecede a abertura do carnaval (03) e também no sábado (05), antes do Galo da Madrugada, duas blitze educativas com direito a distribuição de panfletos com dicas de segurança para o folião e bafômetros descartáveis de uso pessoal.
As iniciativas terão início às 9h, no Segundo Jardim de Boa Viagem (quinta-feira), e às 8h, nos acessos ao centro da cidade em direção à Praça Sérgio Loreto (sábado). Ambas as ações contarão com a presença da emblemática Turma do Fonfom, que deve divertir os motoristas, mesmo falando sobre os riscos de dirigir embriagado.

A ideia é usar todos os recursos para diminuir o número de apreensões e acidentes no trânsito em Pernambuco. No carnaval do ano passado, 688 condutores tiveram a habilitação detida, o segundo maior índice, atrás apenas das festas de final de ano, cujo número chegou a 811 (no ano inteiro, foram 5.141 apreensões). Resta esperar que o recado seja ouvido por todos e que, caso contrário, as blitze cumpram o papel esperado.

Aprenda como cuidar de pele seca ou oleosa

O que determina a oleosidade da pele são genes e hormônios. Esta é uma proteção natural contra a perda de água pela epiderme. Segundo a dermatologista Flávia Addor, a pele oleosa

Peles oleosas têm, de fato, uma proteção natural, ao passo que as secas precisam de hidratação permanente. Porém, enquanto a pele seca está mais sujeita ao surgimento de rugas, a oleosa é mais propensa à flacidez, que também é um sinal de envelhecimento. 

Nenhum dos dois excessos é benéfico para aparência e viço da pele. Ambos exigem cuidados redobrados no dia a dia, tanto na hora de higienizar como hidratar. É preciso escolher produtos adequados para cada perfil.  é uma característica do indivíduo. A especialista esclarece que mesmo com uma regulação basicamente genética, que é ativada pelos hormônios sexuais, a produção de secreção sebácea pode se desequilibrar devido a alguns fatores externos: higienização, determinados medicamentos, ou ainda, influências ambientais. Além disso, o uso de cosméticos de base cremosa pode intensificar a oleosidade da pele. Porém, eles não interferem na secreção sebácea propriamente dita.

Aprenda como cuidar de pele seca ou oleosa - Foto: Getty ImagesA influência da alimentação na quantidade de sebo produzido pelo corpo ainda é controversa, mas os alimentos provavelmente envolvidos nessa piora da oleosidade são aqueles que aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue: os de alto índice glicêmico. 

São exemplos doces, frituras ou comidas à base de farinha de trigo. O chocolate, que nunca foi comprovadamente associado à acne, também tem alto índice glicêmico, e por esse motivo poderia piorar a oleosidade da pele. Bebidas alcoólicas e alimentos condimentados não costumam piorar o quadro.

Para Flávia, a melhor forma de tratar a oleosidade é usar produtos adequados. "A higiene com produtos próprios para a pele oleosa é desejável, evitando, entretanto, os que são muito cáusticos (pH elevado, alcalinos) ou com muita detergência, pois acabam a irritando ainda mais", ressalta. Quando a oleosidade é intensa e vem acompanhada de acne, o uso de retinóides tópicos - como o ácido retinóico - podem levar a uma melhora mais duradoura. É importante consultar um especialista para que ele lhe indique a melhor solução para amenizar o problema. 

Aprenda como cuidar de pele seca ou oleosa - Foto: Getty ImagesPeles extremamente secas também precisam de atenção constante. Entretanto, este tipo de perfil não é muito comum entre os trópicos. O que é mais recorrente em países tropicais - de exposição diária ao sol, vento e ar condicionado - são lábios ressecados. É preciso reparar se algum batom, maquiagem ou mesmo o creme de tratamento facial pioram a sensibilidade. 

Se for o caso, é preciso interromper o uso para tirar a prova. Repare também se você costuma passar muito a língua a fim de umedecer os lábios: a saliva é agressiva e provoca o ressecamento.

Para prevenir-se das rachaduras, que são doloridas e dificultam a adesão do batom, aplique durante o dia um bom hidratante labial, que inclua filtro solar na formulação. À noite, use um hidratante mais espesso como, por exemplo, os que contêm vaselina na formulação. Se nada disso funcionar, consulte um dermatologista. Outras dicas para combater o ressecamento da pele são: 

Hidrate-se constantemente por dentro e por fora
Beba líquidos com frequência e aplique um bom hidratante específico para o seu tipo de pele. Os líquidos que hidratam o organismo são água, água de coco e sucos.

De vez em quando, molhe o rosto
Você pode usar um borrifador ou apostar nas águas engarrafadas próprias para cosmética. Ou então, vá ao banheiro frequentemente e use água fria da pia. Com a pele ainda úmida, aplique o seu hidratante e reaplique sempre que sentir necessidade.

Não se esqueça dos lábios
Tenha sempre em mãos um bastão à base de manteiga de cacau, vaselina. bálsamo ou cold cream.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

ELEIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR 2011 RESULTADO FINAL

1º - Tody com 1037 votos 

2º - Kleiton com 804 votos

3º - Ivanilson 714 votos

4º - Narah com 669 votos

5º - Gilson com 636 votos

6º - Marcos com 625 votos  ( 1° Suplente )

7º - Eliel com 621 votos

8º - Laércio com 548 votos

9º - José Alves com 525 votos

10º - Marivaldo com 518 votos

11º - Beethoven com 362 votos

12º - Berg com 362 votos

13º - Francisco Gomes com 314 votos

14º - Rogério Felix com 285 votos

15º - Fernando com 266 votos

16º - Niedja com 115 votos

17º - Levi Manoel com 107 votos
 
 
Votos Nulos: 49 votos
Votos em Brancos: 19 votos


Total de votantes: 8.571 eleitores

Os novos 
conselheiros serão empossados no dia 14 de março.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Imagens de Santa Cruz

O Antes e o Depois...

Trazemos nas Imagens de Santa Cruz as várias etapas da construção da Igreja de São Cristóvão, que após décadas de espera, ficou pronta para receber a todos.












Agradecemos sempre ao Arnaldo Vitorino pelas tantas imagens que nos concede para que possamos fazer este quadro em nosso Blog.

Viagem Musical

Mais uma final de semana chegou!

E com ele trazemos a nossa Viagem Musical para descontrair e relaxar um pouco depois de uma semana intensa e agitada.

Nossa viagem hoje é com Benito Di Paula que canta e encanta na interpretação de...

Retalhos de Cetim!

MATERIA ESPECIAL DA SEMANA: DEPRESSÃO



DEPRESSÃO 
Sinônimos e nomes relacionados:
Transtorno depressivo, depressão maior, depressão unipolar, incluindo ainda tipos diferenciados de depressão, como depressão grave, depressão psicótica, depressão atípica, depressão endógena, melancolia, depressão sazonal. 

O que é a depressão?
Depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também freqüente. 

Como se desenvolve a depressão?
Na depressão como doença (transtorno depressivo), nem sempre é possível haver clareza sobre quais acontecimentos da vida levaram a pessoa a ficar deprimida, diferentemente das reações depressivas normais e das reações de ajustamento depressivo, nas quais é possível localizar o evento desencadeador. As causas da depressão são múltiplas, de maneira que somadas podem iniciar a doença. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, com fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como:  
  • Estresse
  • Estilo de vida
  • Acontecimentos vitais, tais como crises e separações conjugais, morte na família, climatério, crise da meia-idade, entre outros.

Como se diagnostica a depressão?
Na depressão a intensidade do sofrimento é intensa, durando a maior parte do dia por pelo menos duas semanas, nem sempre sendo possível saber porque a pessoa está assim. O mais importante é saber como a pessoa sente-se, como ela continua organizando a sua vida (trabalho, cuidados domésticos, cuidados pessoais com higiene, alimentação, vestuário) e como ela está se relacionando com outras pessoas, a fim de se diagnosticar a doença e se iniciar um tratamento médico eficaz. 

O que sente a pessoa deprimida?
Freqüentemente o indivíduo deprimido sente-se triste e desesperançado, desanimado, abatido ou " na fossa ", com " baixo-astral ". Muitas pessoas com depressão, contudo, negam a existência de tais sentimentos, que podem aparecer de outras maneiras, como por um sentimento de raiva persistente, ataques de ira ou tentativas constantes de culpar os outros, ou mesmo ainda com inúmeras dores pelo corpo, sem outras causas médicas que as justifiquem. Pode ocorrer também uma perda de interesse por atividades que antes eram capazes de dar prazer à pessoa, como atividades recreativas, passatempos, encontros sociais e prática de esportes. Tais eventos deixam de ser agradáveis. Geralmente o sono e a alimentação estão também alterados, podendo haver diminuição do apetite, ou mesmo o oposto, seu aumento, havendo perda ou ganho de peso. Em relação ao sono pode ocorrer insônia, com a pessoa tendo dificuldade para começar a dormir, ou acordando no meio da noite ou mesmo mais cedo que o seu habitual, não conseguindo voltar a dormir. São comuns ainda a sensação de diminuição de energia, cansaço e fadiga, injustificáveis por algum outro problema físico. 

Como é o pensamento da pessoa deprimida?
Pensamentos que freqüentemente ocorrem com as pessoas deprimidas são os de se sentirem sem valor, culpando-se em demasia, sentindo-se fracassadas até por acontecimentos do passado. Muitas vezes questões comuns do dia-a-dia deixam os indivíduos com tais pensamentos. Muitas pessoas podem ter ainda dificuldade em pensar, sentindo-se com falhas para concentrar-se ou para tomar decisões antes corriqueiras, sentindo-se incapazes de tomá-las ou exagerando os efeitos "catastróficos" de suas possíveis decisões erradas. 

Pensamentos de morte ou tentativas de suicídio
Freqüentemente a pessoa pode pensar muito em morte, em outras pessoas que já morreram, ou na sua própria morte. Muitas vezes há um desejo suicida, às vezes com tentativas de se matar, achando ser esta a " única saída " ou para " se livrar " do sofrimento, sentimentos estes provocados pela própria depressão, que fazem a pessoa culpar-se, sentir-se inútil ou um peso para os outros. Esse aspecto faz com que a depressão seja uma das principais causas de suicídio, principalmente em pessoas deprimidas que vivem solitariamente. É bom lembrar que a própria tendência a isolar-se é uma conseqüência da depressão, a qual gera um ciclo vicioso depressivo que resulta na perda da esperança em melhorar naquelas pessoas que não iniciam um tratamento médico adequado. 

Sentimentos que afetam a vida diária e os relacionamentos pessoais
Freqüentemente a depressão pode afetar o dia-a-dia da pessoa. Muitas vezes é difícil iniciar o dia, pelo desânimo e pela tristeza ao acordar. Assim, cuidar das tarefas habituais pode tornar-se um peso: trabalhar, dedicar-se a uma outra pessoa, cuidar de filhos, entre outros afazeres podem tornar-se apenas obrigações penosas, ou mesmo impraticáveis, dependendo da gravidade dos sintomas. Dessa forma, o relacionamento com outras pessoas pode tornar-se prejudicado: dificuldades conjugais podem acentuar-se, inclusive com a diminuição do desejo sexual; desinteresse por amizades e por convívio social podem fazer o indivíduo tender a se isolar, até mesmo dificultando a busca de ajuda médica. 

Como se trata a depressão?
A depressão é uma doença reversível, ou seja, há cura completa se tratada adequadamente. O tratamento médico sempre se faz necessário, sendo o tipo de tratamento relacionado ao perfil de cada paciente. Pode haver depressões leves, com poucos aspectos dos problemas mostrados anteriormente e com pouco prejuízo sobre as atividades da vida diária. Nesses casos, o acompanhamento médico é fundamental, mas o tratamento pode ser apenas psicoterápico. 

Pode haver também casos de depressões bem mais graves, com maior prejuízo sobre o dia-a-dia do indivíduo, podendo ocorrer também sintomas psicóticos (como delírios e alucinações) e ideação ou tentativas de suicídio. Nessa situação, o tratamento medicamentoso se faz obrigatório, além do acompanhamento psicoterápico. 

Os medicamentos utilizados são os antidepressivos, medicações que não causam “dependência”, são bem toleradas e seguras se prescritas e acompanhadas pelo médico. Em alguns casos faz-se necessário associar outras medicações, que podem variar de acordo com os sintomas apresentados (ansiolíticos, antipsicóticos).

Psicóloga Clinica , Pós-Graduanda em Psicologia Criminalista e Consultora de DP e RH:
 Danuza Guedes.

É Hoje!! Frevança Capibaribe

Pelo quinto ano consecutivo Júlio Negão e Pérola Negra Promoções realizam hoje na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) de Santa Cruz do Capibaribe, a Festa do Frevo Multicultural.


Uma parceria com a Sociedade Musical Cisne Branco, Orquestra de Frevo Girassol, Maracatu Capibaribe, Pérola Negra Promoções, Prefeitura Municipal, comércio local e admiradores do frevo a festa tem o objetivo de valorizar e destacar cada vez mais os ritmos pernambucanos presentes da folia de momo.

A festa esse ano irá homenagear André da Flauta (in memoriam), Waldemir Silvestre, o músico Mael de Mauda, Ivaldo Cordeiro dos Reis (Óleo da Água), Carlos Antonio Maia (Carlos de Pepeu), Francisco de Assis França (Caveirinha) e José Jacinto da Silva (Concris).

A animação da festa ficará por conta das seguintes atrações:

-Orquestra Feed Beck;
- Banda de Pífanos Santo Antonio de Poço Fundo;
-Orquestra de Frevo Madre de Deus;
- Orquestra Girassol;
- Maracatu Capibaribe;
 - Novo Século Frevo Orquestra;
- Orquestra Dom Luiz de Brito.

Você não pode ficar de fora dessa festa. Vamos prestigiar o que de melhor existe na cultura carnavalesca pernambucana e valorizar a iniciativa de Júlio Negão e equipe.

CONDECA CONVIDA A TODOS, VAMOS VOTAR!!

Amanhã é dia de votar para Conselheiro Tutelar, e nós que fazemos o Blog do Melk, convidamos a todos para exercer seus direitos e escolher o melhor representante, que irá por 3 anos desenvolver um trabalho em busca de melhorias para o engrandecimento da familia, da criança e do adolecente.

Não faça desta eleição uma disputa "Política" ou "Religiosa", procure escolher de acordo com sua concienca independente do partido ou da religião que este ou aquele possa está representando.

Seria melhor que todos fossem independentes, mas infelizmente estamos vendo candidatos partindo para estes lados.

Sei que você leitor do Blog é uma pessoa inteligente e que vai escolher a pessoa certa.
Um forte abraço e segue a seguir os locais para votação e os números dos respectivos candidatos.

CHAMEM TAMBÉM A POPULAÇÃO PARA VOTAR NO DIA 27 DE FEVEREIRO, DAS 8 ÀS 17 HORAS. LEMBREM QUE TODOS TEM QUE LEVAR TÍTULO DE ELEITOR E DOCUMENTO COM FOTO.
AS PESSOAS QUE QUISEREM CÓPIA DA TABELA COM AS URNAS PODEM PEGAR NO COMDECA OU NA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL.



Urna
Seções
Local de Votação
Eleitores
1
123, 129, 133
AABB – (Av. 29 de Dezembro)
1.160
2
1, 2, 3, 4
Câmara de Vereadores (Centro)
1.481
3
11, 12, 76, 77
CESAC (Bairro Novo)
1.438
4
8, 9, 10, 50
Clube Ypiranga (Bairro Novo)
1.423
5
16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 38, 39, 90, 93, 105
Colégio Cenecista (Av. 29 de Dezembro)
4,522
6
45, 46, 47, 48, 49, 102
Escola Luiz Alves da Silva (Av. 29 de Dezembro)
2.197
7
40, 41, 42, 43, 61, 64, 78
Escola Dr. Adilson Bezerra de Souza (Nova Santa Cruz)
2.671
8
51, 52, 53, 75
Escola Intermediária José Quirino da Silva (Vila do Pará)
1.420
9
54, 55, 56, 62, 107
Escola Intermediária Professora Maria José (Vila de Poço Fundo)
1.939
10
33, 34, 35, 36, 37, 44, 136
Escola José Francelino Aragão (Av. 29 de Dezembro)
2.495
11
13, 14, 15, 67, 124
Escola Malaquias Cardoso Aragão (Bairro Malaquias)
1.912
12
5, 6, 7, 82
Escola Menino Jesus (Bairro Novo)
1.499
13
114
Escola Municipal Ciriaco Ramos de Lima (Sítio Cacimba de Baixo)
265
14
83, 87, 92, 98, 121
Escola Municipal Professora Donatila da Costa Lima (Cohab)
1.833
15
109, 113, 116, 120, 131
Escola Municipal Evangélica (Bela Vista)
1.949
16
73, 85, 95, 108, 118, 128
Escola Municipal Lindalva Aragão de Lira (Santo Agostinho)
2,379
17
96, 100, 101, 106, 112, 122
Escola Professor Antonio Gomes Aragão (Rio Verde)
2.304
18
71, 86, 103, 115, 130
Escola Municipal Professora Lucinalva Santos Aragão (Palestina)
1.676
19
89, 125
Escola Municipal Maria Lucina Gonçalves (Oscarzão)
473
20
79, 80, 91, 99, 127
Escola Professora Orlandina Arruda Aragão (Dona Dom)
1.842
21
74, 81, 84, 88, 94, 110, 119
Escola Municipal Professora Sevy Ferreira Barros (Santa Tereza)
2.556
22
104, 111, 117, 126
Escola Municipal Senador José Ronaldo Aragão (Dona Lica)
1.579
23
23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 57, 58
Escola Padre Zuzinha (Av. 29 de Dezembro)
4.370
24
59, 60, 63, 68, 72
Escola Municipal Maria do Socorro Aragão Florêncio (São Cristóvão)
1.817
25
65, 66, 69, 70, 97, 135
Escola Maria Lúcia Alves (Nova Santa Cruz)
2.100
26
134, 137
Ginásio Municipal de Esportes (Cruz Alta)
420
27
132
Teatro Municipal (Bairro Novo)
368  


A COMISSÃO ELEITORAL ACHOU POR BEM DEIXAR QUE CADA CANDIDATO ESCOLHESSE SEU NÚMERO E SEGUINDO ORIENTAÇÃO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL FORAM DISPONIBILIZADOS OS NÚMEROS A PARTIR DO 10 ATÉ O 89. A NUMERAÇÃO OFICIAL QUE CADA CANDIDATO IRÁ TRABALHAR E QUE APARECERÁ NA URNA ELETRÔNICA É A SEGUINTE:  
NOME
Número
Beethoven Barbosa de Moura
22
Cloves Gonçalves Dias
45
Eliel Antonio da Silva
14
Francisco Gomes Teixeira
21
Fernando Pereira de Sousa
23
Gilson José Julião
10
Ivanilson Feitosa do Nascimento
25
Joseberg João Alves
12
José Alves Honorato Filho
15
Kleiton Ferreira de Sousa
16
Laércio Glicério da Silva Filho
11
Levi Manoel da Silva
27
Marcos Antonio da Silva
19
Marivaldo Zuza de Andrade
40
Narah Prycilla Bezerra Leandro
18
Niedja Lidiane B. Neves Gomes
33
Rogério Felix de Castro
13
   
ATENCIOSAMENTE, MAGALI OLIVIERA.