Dias após cerca de 200 sites de órgãos públicos brasileiros terem sido invadidos, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta quarta-feira que o Brasil precisa tipificar o crime de hackers para coibir este tipo de ataque.
'O Brasil precisa ter uma tipificação criminal que permita à Polícia Federal e ao Poder Judiciário coibir esse tipo de crime', disse Cardozo a jornalistas após reunião com o presidente da República em exercício, Michel Temer.
Segundo o ministro, já há projetos no Congresso Nacional que tipificam a ação de hackers como crime, mas a discussão precisa ser aprofundada.
'Não é um problema fácil de ser atacado', disse. 'Precisamos melhorar essa legislação, precisamos aprofundar essa discussão com o Congresso Nacional para que possamos estar aparelhados para enfrentarmos esse problema.'
As investidas de hackers contra sites públicos brasileiros chegaram a tirar do ar, na quinta-feira passada, o portal da Presidência da República. Entre os sites que também foram alvo estão o da Receita Federal e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), nenhum dado sigiloso foi roubado dos portais invadidos.
Cardozo disse que o Ministério da Justiça e outros órgãos técnicos investigam os ataques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário