Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

terça-feira, 28 de junho de 2011

Pedalando em várias situações

Pedalando na chuva!

1 - Em dias de chuva, é importante observar alguns detalhes pra evitar surpresas desagradáveis.
- Evite encher demais os pneus. Excesso de pressão deixa-os muito duros e com pouca aderência ao piso, podendo escorregar em curvas e frenagens.


- Mantenha a corrente lubrificada, com a chuva o óleo da corrente é lavado e pode causar a quebra da corrente.

- Desvie de poças d’água. Assim como com o carro, evite passar dentro de poças, elas podem esconder buracos, barras de ferro, pregos e outras surpresas inconvenientes.

2 - Pedalar nas cidades requer alguns cuidados e aqui vão algumas dicas, para você pedalar em segurança pelas ruas de sua cidade:

• Use sinalização refletiva, espelho e campainha. É lei!

• Prefira as ciclo faixas e ciclovias. Se não for possível, pedale sempre à direita. Siga o fluxo do trânsito, jamais na contramão. Ande em linha reta e não faça ziguezague. Cuidado para não surpreender o motorista!
• Pare antes da faixa se houver pedestre atravessando.

• Não pedale colado atrás dos veículos. Esteja sempre pronto para frear e cuidado com o chão liso;

• Sinalize com gestos suas intenções de manobras. Faça-se bem visível;
Ciclista comece por você, obedeça a todas as leis de trânsito. Ao furar um sinal vermelho ou cometer qualquer infração do trânsito você pode ser multado, portanto conduza a bicicleta como você dirige o carro!

3 - Você sabe o que é cicloturismo?
Cicloturismo é a expressão que sintetiza a arte de fazer turismo com a bicicleta, é uma atividade física com poder terapêutico. Além de ser uma fonte cultural, pois cada local, vila, estrada e pessoa nos abrem possibilidade de conhecimento de vida e de outras culturas. No cicloturismo há sempre uma sensação de aventura, retorno à infância, mistura de liberdade e molecagem sadia. É um escapar da mesmice. Bicicletas são simples e revelam que a vida pode ser muito simples. Permitem uma viagem relativamente rápida e ainda assim relaxada; e a um preço muito, muito baixo.

4 - Pedalar pela cidade requer atenção e alguns cuidados.
Lembre-se que uma vez na rua, você é invisível. Certo ou errado, você é o mais frágil na equação do trânsito. Confira o cruzamento antes de seguir em frente. Sinalize as suas intenções e só execute conversões ou mudanças de faixa uma vez que você tenha certeza de que foi visto. Use a bicicleta como meio de transporte seguro, para um planeta consciente e saudável. E não esqueça: use sempre o capacete!

5 - Vocês sabiam que um carro que circula aproximadamente 10 mil km/ano emite cerca de duas toneladas de CO2 (dióxido de carbono)?
 Santa Cruz é campeã estadual em n° de carros/habitante. Evite o stress do trânsito, contribua para sua saúde, e faça sua parte ajudando a não poluir mais nossa cidade! Deixe o carro na garagem e saia pedalando!

6 - Com a previsão de dias ensolarados no fim de semana, nada melhor que deixar seu carro na garagem e sair pedalando pelas ruas ou pela zona rural de nossa cidade;

Além de relaxante, a sensação de imersão no que está ao seu redor é muito maior. A visão não é obstruída como em um automóvel, e mesmo o nível de atenção disponível para apreciar o caminho é mais gerenciável. Sem trânsito e sem stress, siga leve no fim de semana, pedalando por toda parte da cidade!

7 - Andar de bicicleta é bom para a saúde!
A bicicleta promove a tonificação dos músculos, a barriga some rapidamente e endurece o bumbum.

Também é especialmente indicado para evitar problemas cardíacos.

São centenas de motivos, porém vou postar somente cinco boas razões:

1. É um modal totalmente limpo,sem emissão de poluentes.

2.Ao mesmo tempo que você se locomove, faz exercícios físicos e contribui para sua saúde e bem-estar.

3.O motorista que deixa o carro em casa contribui para melhorar o trânsito. Cada bicicleta é um carro a menos nas ruas.

4. Com a bicicleta, o ciclista tem mais contato com a dinâmica da cidade e conhece melhor o espaço urbano.

5.Além de não poluir, o modal também é silencioso e diminui o barulho nas grandes cidades.

8 - Pense livre. Pedale!
Já pensou que a sua bicicleta não polui, não consome combustível e ainda traz a sensação de liberdade te deixando mais próximo da natureza?

É mais silenciosa que os automóveis, sem congestionar as cidades, colabora para a sua saúde e a do planeta.

E o melhor de tudo? Libera endorfina e você se sente bem o dia todo!

Faça do seu mundo melhor!

9 - Aí vai uma dica para os ciclistas na nossa cidade: é o Pedal sem Álcool, que proporciona um passeio de bicicleta pela zona rural de nossa cidade com toda a segurança.
As noites de terça ganham um ar especial. Os ciclistas chegam de todos os cantos da cidade para se encontrar em frente a rota do mar, colocar o papo em dia, aproveitar as noites quentes de verão ou fria do inverno e o principal: pedalar com mais de 50 amigos!

Os participantes percorrem cerca de 15 a 30km em um ritmo tranqüilo com muitas paradas. Para participar, basta aparecer na Rota do Mar nas Terças por volta das 7:00 e 7:30. A saída é sempre antes das oito.

Ei! Não se esqueça do capacete, uma lanterna para melhor lhe guiar nos caminhos noturnos e os piscas de alerta, que são obrigatórios.

Nenhum comentário: