

Disposição e bom humor - “Após a atividade, o corpo libera endorfina, hormônio associado ao prazer. Além disso, durante a corrida, liberamos adrenergéticos, da família da adrenalina”. A liberação desses hormônios é o que causa a sensação de relaxamento e prazer após o exercício. Que dura durante todo o dia, para quem pratica pela manhã. Pesquisas também apontam que há grande melhora na TPM.

Músculos – Com a prática, os músculos ficam mais elásticos, menos encurtados, explica Cassiano. Com isso, além da melhora estética com o enrijecimento, há também melhor na nossa postura.

As principais lesões estão relacionadas aos joelhos, tornozelos e canelas, principalmente a canelite, que acomete os corredores mais assíduos. Pessoas com pisada pronada têm mais chance de terem entorces, a popular torção, principalmente nos tornozelos. A pisada supinada favorece problemas nos joelhos e também lesões musculares, enquanto o que mais acomete os que têm pisada neutra são lesões no pé, em especial a faciite plantar, espécie de tendinite na planta do pé, explica o fisioterapeuta Marcus Aurélio Invaldi

Escolher o melhor tênis pode ser a saída para evitar lesões. Correr em terrenos irregulares também é perigoso e pode causar torções, além de sobrecarga nas articulações.

Fique atenta a qualquer sinal de possível lesão. Se sentir dor, não force o músculo ou articulação e procure um médico. Correr com dor pode levar à alterações posturais, que não tratadas, podem evoluir e se tornarem mais sérias e até permanentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário