Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sky fecha acordo com Telebras para oferecer banda larga

A operadora de TV por assinatura Sky assinou nesta quarta-feira acordo para contratar capacidade de banda larga da Telebras, com o objetivo de oferecer acesso à internet móvel a seus clientes.

A estatal vai fornecer à Sky, de forma progressiva, um link com capacidade de até 5 gigabytes. O valor do contrato não foi revelado.

Com o acordo, a Sky planeja estrear, no fim de outubro, a oferta de banda larga em Brasília. Segundo comunicado enviado pela Telebras, a expectativa da operadora é expandir o serviço a outros municípios a partir de 2012.

Há anos, a Sky tem planos de oferecer banda larga móvel por meio do padrão conhecido pela sigla WiMax, de quarta geração (4G). Para isso, em 2008, adquiriu a Itsa --empresa de TV paga que utiliza como tecnologia o MMDS, sistema de radiofrequências que permite o acesso à internet sem fio.

"Seremos a primeira empresa a oferecer essa tecnologia de acesso à internet na América Latina", afirmou o vice-presidente de relações institucionais da Sky, Adir de Souza Matos, no comunicado divulgado pela Telebras. Procurada pelo Valor, a Sky informou que não daria mais informações sobre o assunto.

Por enquanto, as possibilidades da Sky de expandir o serviço são limitadas. As licenças de MMDS da Sky são da faixa de 2,5 gigahertz (GHz) --que será quase toda licitada pela Anatel, em 2012, para as operadoras de telefonia móvel interessadas em prestar serviços de quarta geração.

A Sky poderá ficar nessa faixa, mas terá de pagar pela licença para oferecer internet (e não apenas TV por assinatura) nessas frequências. Porém, o preço ainda não foi definido pela Anatel.

A definição é importante para a Sky, que atualmente não consegue oferecer banda larga a seus assinantes. A companhia presta serviços de TV por assinatura em todo o país por meio de satélite (DTH), que não dá acesso à internet.

Nenhum comentário: