Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pernambuco ganha política de saúde bucal

Está sendo lançada nesta sexta-feira (23) a Política de Saúde Bucal de Pernambuco. O objetivo é oferecer uma rede de atenção odontológica e implantar urgências em todas as regiões pernambucanas. Segundo as informações do governo do estado, serão investidos mais de R$ 16 milhões por ano. Com a capacidade totalmente instalada, a expectativa é de prestar atendimento a uma média de 19,5 mil pessoas, por mês, nos serviços de urgências e a concessão de 2,7 mil próteses dentárias/mês.

As ações do programa deverão incluir a criação de urgências odontológicas em hospitais regionais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), credenciamento de laboratórios de próteses dentárias e fluoretação de água e concessão de kits de saúde bucal.

Para o atendimento à população, inicialmente, quatro UPAs – Paulista, Olinda, Curado e Engenho Velho – terão urgência odontológica 24h, com um cirurgião dentista por plantão. O objetivo é tratar as dores de dente, problemas na gengiva, alterações na mucosa da cavidade oral, dores nas articulações bucais e problemas decorrentes de acidentes e traumas leves. Todo o trabalho será feito de acordo com a classificação de risco.

A partir de novembro, será a vez da implantação dos serviços odontológicos nos hospitais regionais. A previsão é começar pelo Hospital Regional de Palmares prof. Sílvio Magalhães, que já estará com a segunda etapa da construção finalizada. Até agosto de 2012, os atendimentos também funcionarão nos Regionais de Limoeiro, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada.

O lançamento da Política de Saúde Bucal aconteceu às 10h no Palácio do Campo das Princesas.

Nenhum comentário: