Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

"Psicanálise ajuda a desistir de uma relação falida", diz Danuza

"Penso que se as pessoas tivessem uma ideia básica de psicologia isso as ajudaria em seus relacionamentos. Acho até que deveria fazer parte do currículo escolar.

Ter uma noção - mesmo rudimentar - do assunto nos faz entender os outros e a nós mesmos. Podemos não gostar de alguém por não termos nada em comum ou simplesmente por inveja. Sabendo a razão, fica mais fácil lidar com o problema.

Conheço pessoas que levam a vida de divã em divã, mas nem por isso são mais felizes. É como se tivessem dentro da cabeça um monte de fios embaralhados.

Um bom psicanalista ajuda a desembaraçar, mas, mesmo depois de anos de sofrimento, - porque uma análise profunda é um sofrimento - alguns não conseguem levar a vida de maneira mais leve. Os viciados em análise adquirem um defeito: psicanalizam demais.

Análise ajuda a não perder tempo tentando fazer uma relação falida dar certo, ajuda a escolher melhor com quem se relacionar. Mesmo assim, as pessoas se enganam - vide algumas escolhas da presidente Dilma para o seu ministério.

Se a psicanálise é fundamental, isso eu não sei dizer. Ela ajuda a compreender a origem dos problemas, agora, resolver mesmo, não resolve."

DANUZA LEÃO

Nenhum comentário: