Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Bronzeamento artificial aumenta risco de câncer de pele

Uma pesquisa desenvolvida no Centro Médico de Mount Sinai, em Nova York, descobriu que as câmeras de bronzeamento artificial aumentam a incidência dos tipos de câncer de pele mais comuns. 

Os pesquisadores analisaram dados do Estudo Yale de Saúde da Pele, que incluiu mais de 750 pessoas com menos de 40 anos. No geral, as pessoas que tinham usado as câmaras de bronzeamento foram 69% mais propensas a desenvolver câncer de pele antes dos 40 anos, quando comparado a pessoas que não usaram. O risco foi duas vezes maior entre as mulheres. 

O motivo exato de o bronzeamento artificial causar um efeito mais negativo em mulheres ainda não é conhecido. Os estudiosos acreditam que as mulheres podem começar a usar câmaras mais cedo e com mais frequência do que os homens. 

Para os pesquisadores, 43% dos tipos de câncer de pele que ocorrem em uma idade precoce em mulheres poderiam ser evitados se houvesse uma proibição de camas de bronzeamento

Outros fatores que aumentaram o risco de câncer na presença de bronzeamento artificial foram: histórico de câncer de pele na família; histórico de queimadura solar particularmente no local do câncer; uso de alta velocidade, de alta intensidade ou alta pressão camas de bronzeamento e predisposição genética ao câncer de pele. 

Verdades e mentiras sobre as câmaras de bronzeamento artificial

Segundo autoridades da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, as câmaras de bronzeamento não trazem benefício à saúde. O equipamento funciona como um sol artificial, que emite raios UVA, estimulando a produção de melanina, que produzem pigmentação e conferem o aspecto bronzeado à pele. Fique atento às verdades e mentiras com relação ao assunto e cuide da saúde da sua pele: 

Pode causar câncer de pele

Verdade. Estudos da OMS afirmam que a exposição às lâmpadas UVA aumenta em 75% os riscos do desenvolvimento de melanoma, tipo mais grave de câncer de pele, por meio de danos às células da pele. "Em geral, quem está habituado a fazer bronzeamento artificial também gosta de se expor ao sol, o que danifica ainda mais as células da pele", explica Meire Brasil Parada, dermatologista colaboradora da Unidade de Cosmiatria da Unifesp (SP). Outro erro que eleva os riscos é não fazer uso de filtro solar ao usar as câmaras.

<a href='http://video.msn.com?vid=d2891b73-753f-4636-9580-ff41f90b3779&mkt=pt-br&from=sp^pt-br&src=FLPl:embed::uuids' target='_new' title='Técnicas de bronzeamento artificial' >Vídeo: Técnicas de bronzeamento artificial</a>

Conserva a pele hidratada.
Mito. De acordo com a especialista, a luz promove atrofia das células, diminuindo a hidratação da pele e aumentando a perda de água. "Além disso, a exposição danifica o colágeno, fazendo a pele perder a elasticidade e o tônus", completa. 

Causa envelhecimento precoce da pele.

Verdade. A falta de hidratação, as células danificadas, o colágeno destruído e a perda de elasticidade fazem com que a pele fique envelhecida, surgindo rugas precoces. 

30 minutos de câmara equivalem a 30 minutos de exposição ao sol.

Mito. De acordo com a dermatologista, 10 minutos em uma câmara de bronzeamento artificial são equivalentes a cinco vezes o mesmo tempo de exposição solar em um dia quente, no horário de radiação solar intensa. 

O uso de medicamentos não influencia o uso da câmara

Mito. De acordo com Carla Albuquerque, há medicamentos que são fotossensibilizantes e, na presença de radiação ultravioleta, podem causar reações graves na pele. "Piroxicam, tetraciclinas, prometazina e griseofulvina são alguns exemplos", afirma. 

Visão pode ser afetada.

Verdade. Segundo a especialista do MinhaVida, a ausência de proteção adequada na exposição à radiação ultravioleta causa danos oculares, como ceratires, pterígio, catarata precoce e até envelhecimento precoce do epitélio da retina. 

É o método de bronzeamento artificial que mais prejudica a saúde da pele.

Verdade. Por não deixar a pele vermelha, a radiação solar concentrada das câmaras de bronzeamento apresenta uma falsa sensação de "bronze seguro". "Sem ficar vermelha, fica difícil de saber a hora que a exposição está excessiva", explica Carla. A dermatologista aconselha o uso de autobronzeadores, que possuem o composto dihidroxiacetona, responsável pela coloração da camada córnea, área mais superficial da pele. "Vale lembrar que eles não conferem nenhuma proteção extra à pele e o filtro solar não deve ser dispensado quando houver exposição solar", alerta a especialista.  

Por: Minha Vida

Nenhum comentário: