A Azul ganhou mercado em 2011 |
Em dezembro, a demanda subiu 7,27% em relação ao mesmo mês de 2011, enquanto a oferta avançou 9,14%.
No acumulado do ano, a participação de mercado da TAM caiu de 42,76% para 41,19%, enquanto a da Gol recuou de 39,63% para 37,37%. A Azul, contudo, obteve um aumento de 6,03% para 8,56% do mercado em 2011.
De acordo com a agência reguladora, no mês passado as participações de mercado das duas maiores companhias aéreas recuaram na comparação anual: a da TAM foi de 44,07% para 40,96%, enquanto a da Gol foi de 37,06% para 34,56%. Entretanto, se for incluída a participação de mercado da WebJet - adquirida em julho do ano passado - a Gol chega a um market share de 40,48% no último mês de 2011. A Azul se manteve na terceira posição do mercado doméstico, com participação de 9,6%, acima dos 7,57% obtidos em dezembro de 2010.
Voos internacionais - No mercado internacional, a TAM se manteve na liderança do mercado em dezembro com 88,94% de participação, contra 85,86% no mesmo mês de 2010, enquanto a fatia de Gol caiu de 13,12% para 9,74%. A TAM fechou 2011 com 88,1% de participação e a Gol, com 10,62%.
"Em relação ao mercado internacional operado por empresas brasileiras, esse setor apresentou crescimento anual de demanda de 11% em 2011 sobre 2010. No acumulado de 2006 e 2011, a expansão dessa demanda foi de 62%", afirmou a Anac em comunicado.
Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário