Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Calvície: tratamento, prevenção e mitos

Em mais de 95% dos casos, a perda de cabelo se deve a fatores genéticos e hormonais.
Algumas pessoas estão geneticamente predispostas à perda de cabelo quando estão expostos a um subproduto da testosterona chamado dihidrotestosterona (DHT).


Hora de arejar sua cabeça, meu amigo

Entenda a DHT

carecaA DHT é fabricada tanto pelo organismo do homem como pelo da mulher, e se comprovou que este hormônio é o responsável pela diminuição progressiva dos folículos capilares.

Sob os efeitos repressivos da DHT, os folículos capilares se atrofiam, e a conseqüência é a queda do cabelo. No homem, chama-se Alopécia Androgênica.

A DHT é também a maior causa da perda de cabelo na mulher. Felizmente, o estrógeno e a progesterona protegem aos folículos capilares dos efeitos destrutivos da DHT. No entanto, muitas mulheres desenvolvem um padrão feminino de emagrecimento e perda de cabelo devido à variação dos níveis do estrógeno e o aumento da produção da DHT, o qual ocorre com a idade, ou depois da menopausa.

Lógico que o homem não chegará a usar hormônios femininos para impedir a queda de cabelo (salvo se desejar tornar-se um transsexual). Mas existem alternativas, as quais trago logo a seguir.

Importante salientar que o grau de “recuperação” depende de fatores como a idade do homem, o quanto ele já perdeu de cabelo e qual o objetivo final. Em suma, um homem que começou a perder o cabelo agora tem chance muito maior de que ele volte a crescer, do que um calvo que já está assim há anos.
O objetivo do tratamento seria fazer o cabelo crescer novamente, porém nem sempre é possível. No final o tratamento pode apenas fazer o cabelo parar de cair, e mesmo isso não é garantido.

Tratamento e Prevenção

Então vamos ao que interessa, o que você pode fazer para que a Infraero impeça a inauguração do seu aeroporto de mosquitos:

1 – Propecia

O Propecia é um dos remédios mais populares contra a queda de cabelo. Trata-se da finasterida, um inibidor androgênico. Atua inibindo a produção de DHT, e com isso, impedindo a queda de cabelo, e quiçá, gerando seu crescimento. A maioria dos especialistas concorda que atualmente é o medicamento mais efetivo.

É usado na forma de comprimidos, ingeridos diariamente, e costuma apresentar resultados após 3 meses. Por ser de administração sistêmica, ou seja, todo o organismo recebe a substância, pode estar associado a efeitos colaterais, como perda de desejo sexual.

Para atletas, é considerado doping (vide Marcão, jogador do Internacional, e Romário, do Vasco). Não pode ser utilizado por mulheres (se for o caso, claro).

2 – Rogaine

Rogaine é uma loção capilar à base de minoxidil, medicamento originalmente utilizado para controle de pressão arterial. Alguns medicamentos anti-hipertensivos agem por provocar vasodilatação, e o minoxidil também o faz.

Assim, seus efeitos, quando aplicado de forma tópica, se dão através da melhora da vascularização dos folículos atrofiados.Estudos mostraram que muitos pacientes, após o uso de Rogaine por 4 meses, duas vezes por dia, apresentam novo crescimento capilar.

homer_hairTestado e aprovado pelas celebridades
O medicamento já foi até mostrado num episódio dos Simpsons, quando Homer começa um tratamento com minoxidil (chamado de dimoxinil no episódio), e passa a ostentar uma vasta cabeleira, ganhando respeito até de seu patrão, Sr. Burns. A festa acaba quando Bart quebra o frasco, o cabelo cai, e Homer perde tudo o que conseguiu quando cabeludo.

3 – Revivogen

Ainda não aprovado pelo FDA americano, o Revivogen é uma fórmula natural que contém ingredientes comprovadamente inibidores da ação da DHT.

Diferentemente do Propecia, ele também inibe a ligação da DHT ao receptor, e com a vantagem de não afetar a produção de DHT pelo resto do organismo, pois trata-se de uma loção. Pode ser utlizado por mulheres. É medicação promissora, mas ainda necessita de aprovação científica. Porém, já pode ser conseguida no Brasil.

Mas já sou careca, o que fazer?

ami-jamesNuma pesquisa realizada com mulheres nos EUA, foi constatado que uma careca completa é mais atraente que uma “parcial”. O pior que o cara pode fazer é tentar esconder a calvície com aquele famoso penteado pra disfarçar. Peruca então nem se fala!


Eu soletro pra vocês:   a   t   i   t   u   d   e.

Então a sugestão é: rape a careca de vez. Isso demonstra atitude e confiança, nada mais sexy. Além de ser algo que vai funcionar bem melhor do que esconder sua pista de pouso entomológica.

Importa mais pra mulherada é que você seja um careca bem cuidado. Passa a máquina e vai pra academia que é mais produtivo, já que o cabelo não volta mais.
Dr Health, que todo santo dia faz um ritual fúnebre de 5 a 10 fios de cabelo.

* Sempre consulte um médico antes de tomar qualquer remédio. Existem algumas contra-indicações para os medicamentos acima (exceção ao Revivogen), que fogem do escopo do texto. Você pode encontrar outros tipos de tratamento contra a calvície
Continuamos a falar dos mitos sobre a calvice:

O presidente da Sociedade Brasileira de Cabelo, Valcinir Bedin, explica que o problema da queda dos fios em mulheres pode ter três origens: hereditária, quando os genes da calvície causam uma miniaturização do fio no topo da cabeça; hormonal, quando há alteração na hipófise, tireoide, glândula suprarrenal ou nos ovários; e metabólica, por estresse, dieta inadequada, alterações metabólicas ou hábitos como usar apliques ou trancinhas que tracionam demais os cabelos.

Para tratar alterações hormonais, Bedin indica remédios para estimular o crescimento dos fios. Em caso de calvície hereditária, ele explica que, em mulheres, o problema é mais fácil de ser tratado do que nos homens, porque elas podem usar bloqueadores de hormônio masculino, o que não é possível no sexo masculino.

Já quando há ação de fatores externos, como alongamentos e apliques, o ideal é parar de usá-los e tentar reverter o problema com medicamentos.

A perda de cabelos na mulher pode ser reversível, segundo Bedin. "Normalmente, o problema é do fio, dentro dele, e dos fios de uma área ou da cabeça toda. O médico tem que avaliar para poder sugerir o melhor tratamento." Ele explica que só raramente doenças graves atingem o couro cabeludo.

Bedin alerta que o cabelo deve ser cuidado como parte integrante do corpo. "Apesar de não ter função fisiológica vital, ele tem uma função emocional enorme."

Ele explica, a seguir, o que é mito e o que é verdade sobre as causas da queda de cabelo:

IDADE
Verdade
"Após os 50 anos, experimentamos um afinamento e uma diminuição da densidade que tínhamos antes. Claro, cada pessoa reage de uma forma. Nas mulheres e, em alguns casos, também nos homens, a reposição hormonal tem bom efeito sobre isso."

TINTURA
Mito

"A tintura, na verdade, protege os fios."

OUTONO
Verdade

"Eles caem mais no outono porque caíram menos no verão. Nós temos sensores de luminosidade na pele e, nas estações mais claras (verão e primavera), os cabelos ficam mais tempo na cabeça. Quando chega o outono e o inverno e os dias ficam menores, estimulamos menos esses sensores e, assim, os cabelos caem mais mesmo. É um aparente mito, mas que é verdade."

FASES DA LUA
Mito

"As fases do crescimento da Lua e o crescimento dos cabelos não têm nenhuma relação."

A QUEDA DE CEM FIOS POR DIA É NORMAL
Verdade

"Cada fio fica com a gente por aproximadamente seis anos. Ele nasce, cresce e cai nesse período de tempo. Isso se repete por 20 vezes (por isso é que espera-se que a gente viva 120 anos). Caem até cem fios por dia e nasce o mesmo tanto (depende de cada pessoa, varia de 60 a cem). Mas, quando começamos a ver fios no travesseiro, pela manhã, ou quando temos que tirar do sabonete, provavelmente esse número passou de cem e é hora de procurar ajuda."

Colaborações: Mauricio Garcia e Mariana Pastore

Nenhum comentário: