Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ypiranga quer 'costurar' os adversários em Pernambuco

Dono de uma inusitada mascote, Ypiranga, de Santa Cruz do Capibaribe, promete se tornar a potência do interior pernambucano

Escudo do Ypiranga
Numa cidade do Agreste pernambucano, futebol e moda fazem um casamento quase perfeito. Chuteiras coloridas, cabelos ousados, uniformes feitos por estilistas fazem dos gramados uma verdadeira passarela.

Santa Cruz do Capibaribe, cidade a 186Km do Recife - uma das principais representantes do polo têxtil de Pernambuco -, é berço da Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube, mais conhecido como a Máquina de Costura pernambucana.

O apelido não se deu pelo fato de a equipe 'costurar' seus adversários, mas, sim, por um grande apelo popular. A população de Santa Cruz do Capibaribe tinha o desejo de fazer do clube uma verdadeira bandeira da cidade. Para se ter uma ideia da importância da indústria têxtil para a cidade, atualmente o município abriga cerca de 10 mil fábricas de pequeno e grande porte, que empregam aproximadamente 110 mil pessoas, número que supera a quantidade de habitantes, que, segundo dados do IBGE, é de 87.538 mil. Para atingir a mão de obra necessária, a cidade trouxe trabalhadores das cidades vizinhas.

Por conta disso, a cada dia os representantes da equipe percebiam a necessidade de aproximar a equipe com a realidade da cidade. Além disso, os torcedores exigiam que o clube tivesse maior identificação com a região. A cobrança foi tanta que o Ypiranga incorporou a máquina de costura ao símbolo da equipe. Na opinião do presidente do clube, Flávio Pontes, a iniciativa fez com que a cidade se sentisse parte da equipe.

- A colocação da máquina de costura no símbolo da equipe foi uma solicitação da sociedade, que pretendia se sentir representada. A mudança fez o carinho do povo da cidade aumentar muito.

O clube que viu a cidade nascer ao seu redor

A história do clube é algo que contraria a lógica. Fundado em 3 de julho de 1938, o Ypiranga nasceu antes mesmo da emancipação política de Santa Cruz do Capibaribe, que só aconteceu em 29 de dezembro de 1953. No escudo, onde hoje habita uma máquina de costura, a equipe ostentava uma olaria, fruto da influência dos engenhos locais.

Aos poucos, a cidade foi se erguendo ao redor da agremiação, que viu o município se tornar uma das principais fontes da economia do Agreste pernambucano, sendo alavancado pela confecção. Contudo, o crescimento urbano não refletia em um aumento de torcedores do clube. Era necessário fazer algo para transformar o Ypiranga no verdadeiro representante dos santa-cruzenses.

A Máquina de Costura

A máquina de costura, 'mascote' do Ypiranga
Mesmo tendo nascido em 1938, o clube só conseguiu se profissionalizar em 1993. Na ocasião, ficou decidido que o Ypiranga teria que mudar sua identidade visual, com o intuíto de atrair mais torcedores. Foi aí que um concurso cultural elegeu a Máquina de Costura.

A iniciativa deu certo. Junto com o aumento de torcedores, o clube passou a desenvolver seu patrimônio, que já conta com um estádio para sete mil pessoas, uma sede social, um centro esportivo, com piscina semiolímpica, quadra poliesportiva e espaço para shows.

Como não poderia deixar de ser, o uniforme do clube é feito nas fábricas da própria cidade, algo que barateia os custos da camisa. Para Flávio Pontes, dentro de pouco tempo o Ypiranga será a grande potência do interior.

- Estamos trabalhando para fazer a estrutura do clube melhorar. Com isso, esperamos revelar alguns jogadores para fazer do nosso clube a grande potência do interior. E isso será alavancado pelo nosso polo têxtil.

Estádio Otávio Limeira Alves, casa do Ypiranga-PE

Promessa de time forte em 2012

A modesta sala de troféus do Ypiranga
Se fora das quatro linhas o clube já demonstra que pode ser grande, dentro de campo a Máquina de Costura ainda não engrenou. O maior feito da equipe foi a conquista da Copa Pernambuco em 1994, mas, no que depender do presidente do clube, 2012 promete.

- Vamos montar uma equipe para chegar entre as quatro melhores do Pernambucano. Quero 'me classificar' para a Série D e, quem sabe, beliscar uma Copa do Brasil.

Para isso, Flávio Pontes trouxe o técnico Dado Cavalcante, que já teve passagens no Santa Cruz e América-RN e promete um bom investimento na equipe que disputará o Estadual.

- Quero investir algo em torno de R$ 700 mil neste Estadual. Espero contar com o apoio dos nossos patrocinadores para montarmos o melhor time do interior. Não vamos entrar no campeonato para brincar, queremos voos mais altos.

Na opinião do treinador, o clube tem totais condições de fazer frente aos clubes da capital. De acordo com Dado Cavalcante, o Ypiranga entra no Pernambucano para encarar qualquer adversário em condições de igualdade.

- Nosso objetivo principal é conquistar uma vaga na Série D, mas vamos enfrentar todos os adversários para vencer. Não importa se é clube grande ou pequeno. Estamos montando um bom elenco e acreditamos no projeto montado pela diretoria. Não viria se fosse para fazer figuração.

Para fazer do Ypiranga uma 'máquina de costura' também dentro dos gramados, a diretoria promete investir forte nas contratações. O atacante Ludemar, que defendeu o Santa Cruz na Série D, é a primeira delas.

Para o treinador, se o clube pensa em fazer um bom campeonato deverá montar um bom elenco.

- Teremos que gastar um pouco mais no time. Temos a pretensão de fazer frente aos grandes e não podemos montar um grupo fraco. Por isso estamos fazendo alguns esforços nas contratações.

O técnico, que jura não ser ligado à moda, promete que o Ypiranga vai atrair os holofotes no Pernambucano 2012.

- Vamos longe, vamos supreender todos. Pode anotar aí...

Presidente Flávio Pontes ao lado do técnico Dado Cavalcanti
GloboEsporte.com
Por Elton de Castro Recife
Fotos: Elton de Castro  

Nenhum comentário: