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quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Twitter acusa Google de "quebrar" a Internet

Reclamação do microblog acontece após Google lançar serviço de busca social, que integra seus sites Google+ e Picasa.

Pouco após lançar seu serviço de buscas sociais, que permite personalizar as pesquisas com dados dos usuários nos sites Google+ e Picasa, a Google recebeu duras críticas do Twitter, que acusa a rival de “quebrar a Internet”.

Como informa a CNET, o microblog reclamou da gigante de buscas por meio do seu conselheiro geral, Alex Macgilivray (que inclusive já trabalhou na Google), e depois por meio de uma declaração oficial (a seguir).

“Por anos, as pessoas confiaram na Google para entregar os resultados mais relevantes a qualquer momento que quisessem encontrar algo na Internet. Normalmente, elas querem saber mais sobre eventos mundiais e notícias de última hora. O Twitter surgiu como uma fonte vital dessas informações em tempo real, com mais de 100 milhões de usuários enviando 250 milhões de tuítes por dia sobre virtualmente qualquer assunto.

Como já vimos por várias vezes, as notícias aparecem primeiro no Twitter; como resultado, as contas de Twitter e os tuítes são geralmente os resultados mais relevantes. Estamos preocupados que, como resultado das mudanças da Google, encontrar essas informações torne-se algo muito mais difícil para todos. Pensamos que isso é ruim para as pessoas, editores, organizações de notícias e usuários do Twitter.

Apesar de a novidade da Google poder sim estimular as pessoas a compartilharem as últimas notícias na rede social Google+, em vez do Twitter, as informações do microblog estarão tão acessíveis quanto antes, afirma a CNET.

Vale lembrar que os tuítes já constaram dos resultados da busca em tempo real do Google, mas o contrato de dois anos entre as empresas expirou no ano passado, na mesma época de lançamento do Google+, e não foi renovado.

Em resposta às críticas do Twitter, a Google se disse surpresa pelos comentários “porque eles não quiseram renovar o acordo que tinham conosco no verão passado”, em um post no Google+.

“Nós queremos ajudar vocês a encontrarem as informações mais relevantes dos seus amigos e conexões sociais, não importando em qual site elas estejam. No entanto, a Google não tem acesso para utilizar completamente o conteúdo em alguns sites como Facebook e Twitter. Por isso, não é possível para nós trazer todas essas informações para a superfície. Antecipar a nova era da busca de dados privados e sociais precisará de cooperação próxima, e esperamos que os outros participem para que possamos fornecer a melhor experiência para os nossos usuários”, afirmou um porta-voz da Google.

IDG Now

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