Um dos muitos benefícios da alimentação saudável e da atividade física é garantir o bom funcionamento do intestino, diminuindo os fatores de risco para doenças como a diverticulite e o câncer.
Um ponto fundamental é adequar os hábitos alimentares. Problemas como a diverticulite, que eram mais característicos de idosos, estão sendo cada vez mais comuns em jovens, provavelmente por causa da alimentação moderna, sugere a médica Lúcia Oliveira, da Sociedade Brasileira de Coloproctogia.
Para ajudar quem pretende mudar os hábitos em benefício do bom funcionamento do órgão digestivo, a médica juntou-se à nutricionista Flávia Netto para escrever "Intestino Saudável".
Entre as 35 receitas selecionadas pelo livro está o creme de tomate com manjericão (veja abaixo). O tomate é um alimento recomendado para prevenir o câncer de intestino por ser rico em antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres.
Segundo Oliveira, é fundamental ingerir entre 20 e 35 gramas de fibras por dia. Isso propicia o esvaziamento gástrico, diminuindo a absorção de colesterol e retardando a absorção de carboidratos pelo sangue. As fibras também são importantes por seu efeito laxativo.
Porém, ela alerta que pessoas que não têm o costume de comer alimentos ricos nesse componente devem adaptar sua alimentação aos poucos. Isso porque, durante o processo de digestão das fibras, é comum que o intestino produza mais gases. Pelo mesmo motivo, desaconselha o uso de misturas de grãos sem uma orientação médica.
Oliveira lembra que, além de ingerir fibras, é importante que a pessoa beba muita água. Ela também aconselha que se evite o consumo de alimentos que aumentam a produção de radicais livres durante a digestão ou que tenham alto teor de carboidrato e poucas fibras. Entre eles estão as carnes vermelhas, biscoitos com farináceos, frituras, embutidos e alimentos com corantes (como refrigerantes ou sucos em pó).
Segundo Oliveira, a obesidade é um dos principais fatores de risco para o câncer de intestino e a diverticulite. Ela explica que o órgão está suscetível a doenças por receber os subprodutos da digestão, entre eles os radicais livres, que surgem principalmente na digestão de carnes vermelhas muito queimadas ou alimentos fritos, e alteram o funcionamento das células. Outras substâncias cancerígenas se ingeridas em excesso são os nitritos e nitratos, presentes em embutidos e enlatados.
CREME DE TOMATE COM MANJERICÃO
INGREDIENTES
3 colheres de sopa de óleo de canola
3 colheres de sopa de cebola picada
2 ramos de manjericão
6 tomates maduros e firmes
2 xícaras de chá de água
2 xícaras de chá de leite de soja
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de chá de leite de coco
2 colheres de sopa de farinha de soja
Orégano e sal a gosto
PREPARAÇÃO
- Refogar o óleo, a cebola e os tomates grosseiramente picados
- Acrescentar a água e ferver por 1 minuto
- Amornar o preparado e liquidificar junto com o leite de soja, a farinha de trigo e a farinha de soja
- Voltar toda a preparação ao fogo sem deixar de mexer e ferver por 3 minutos
- Retirar do fogo e acrescentar o manjericão picado
- Servir polvilhado com ricota
Para aumentar a quantidade de fibras:
Pode-se adicionar fibra em pó
Se quiser, substitua a farinha de trigo por farinha de soja ou farelo de trigo
Nenhum comentário:
Postar um comentário