Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

domingo, 9 de maio de 2010

Não há chance de PT perder eleições, diz Lula ao jornal "El Pais"


Lula diz ao jornal El País preferir "um Carnaval a uma guerra"


Luiz Inácio Lula da SilvaEm entrevista ao fundador do El País, Juan Luis Cebrián, publicada neste domingo no jornal espanhol, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que 'prefere um Carnaval a uma guerra' e que enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) não tiver representação de países emergentes, como Índia e África do Sul, o órgão nunca irá proporcionar o governo global necessário.

Na entrevista Lula disse que 'não vê possibilidade' de o PT não ganhar as eleições presidenciais, marcadas para outubro deste ano. 'Ganhe quem ganhar, ninguém fará nenhum absurdo. O povo quer seguir caminhando, e não retroceder. No entanto, não vejo a possibilidade de que [o PT] perca as eleições', disse. No texto, Lula afirmou que o Brasil possui uma questão nuclear bem definida, e vai esgotar todas as possibilidades de um pacto com o Irã para que o país continue enriquecendo urânio, garantindo que seus fins são pacíficos. 'Não quero a guerra, sou um homem de diálogo', disse ele.


O presidente da República disse ainda que um chefe de Estado não é uma pessoa, e sim uma 'instituição', que nem sempre tem vontade própria. ''Tenho que me relacionar bem com Piñera, no Chile, da mesma forma como fiz com Bachelet, sem a possibilidade de não gostar de um presidente porque ele é de direita', afirmou ele. 'No exercício do poder, sou um cidadão internacional, multi-ideológico'.


O entrevistador comparou Lula a Sancho Pança, personagem do clássico Dom Quixote, citando uma passagem do livro em que o fiel amigo do protagonista diz que, de qualquer maneira que o vestirem ao assumir o governo, continuará a ser ele mesmo. 'Lula é Lula, seja qual for sua roupa, de macacão de metalúrgico ou de terno', afirmou Cebrián.

Nenhum comentário: