Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O fim do mistério


Dos políticos pernambucanos, Jarbas Vasconcelos é o que detém a maior capacidade de segurar um fato, sem deixar vazá-lo. Ontem, véspera do seu anúncio, que ocorre, hoje, às 15 horas, no Debate, ninguém arriscaria um palpite. Quem sabia, como o senador Sérgio Guerra, com quem discutiu o assunto por diversos encontros seguidos, repetia que nem sob tortura falaria.

O que Jarbas impôs como condição aos aliados? Uma das exigências deve ter sido o silêncio. Ou então, o próprio senador só deixou para decidir hoje, sem deixar pistas para os aliados. Carrancudo quando quer e convém, e extremamente carismático quando vai às ruas atrás do voto, Jarbas é um político que não dá aberturas para intimidades.

Talvez porque se inspire no velho prodígio de que intimidades só geram filhos e problemas. O fato, entretanto, é que o senador conseguiu a façanha de guardar por mais de 30 dias uma decisão em segredo absoluto. Ao longo desse tempo todo oscilou em ser algumas vezes, quando ventos favoráveis bateram no seu telhado, e em não ser quando não enxergou luz no final do túnel.

No páreo ou não, Jarbas ocupou uma mídia fantástica, seja positiva ou não, e numa condição sui generis: como o único salvador da pátria do bloco de oposição. Com ele, haverá eleição e, portanto, disputa. Sem ele, Pernambuco verá Eduardo ser reeleito por w.o.

Coluna de hoje na Folha

Nenhum comentário: