Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sábado, 29 de outubro de 2011

Cirurgia de redução de estômago pode ter efeito cascata

Cirurgia de redução de estômago pode ter efeito cascata. Os membros da família do paciente que realiza o procedimento também tendem a perder peso, alimentar-se melhor e se exercitar mais, segundo novo estudo.

Todos os anos, aproximadamente 200 mil pessoas realizam a cirurgia mais comum de redução do estômago, conhecida como by-pass gástrico em Y de Roux, que ocasiona a perda significativa de peso e melhorias na saúde em geral.

A fim de descobrir se os efeitos podem ser transmitidos para pessoas próximas, pesquisadores da Universidade Stanford recrutaram 35 pessoas que se preparavam para realizar a cirurgia. Eles as acompanharam, bem como suas famílias, durante um ano, inclusive os filhos. Os parentes acompanharam os pacientes a oito sessões de aconselhamento, onde eles aprenderam sobre o controle das porções e sobre nutrição.

Um ano após a cirurgia, os pacientes haviam perdido em média 45 kg e o índice de massa corporal médio passou de 48,7 para 33,3. Os maridos e as esposas dos pacientes e os membros da família que estavam acima do peso perderam nesse meio tempo uma média de 4,5 kg e viram o IMC (índice de massa corporal) baixar de 38 para 36,3 em média, o equivalente ao peso perdido nos testes médicos controlados.

"Se a família da pessoa se compromete e se envolve, os resultados são melhores para o paciente. Porém, similarmente, os membros da família também pode se beneficiar", afirma John Morton, diretor de cirurgia bariátrica da escola de medicina de Stanford e um dos autores do estudo, publicado na segunda feira passada na revista "The Archives of Surgery".

DO "NEW YORK TIMES"

Nenhum comentário: