Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Confirmada em Brasília 4ª morte por bactéria

Confirmada em Brasília 4ª morte por bactériaAs autoridades sanitárias de Brasília confirmaram nesta quarta-feira que uma criança de seis anos morreu no último dia 8 vítima da bactéria 'Streptococcus pyogenes', e que esta é a quarta vítima em pouco mais de dois meses na capital.

A criança estudava em uma escola pública do bairro Asa Sul, e morreu no Hospital Regional do Guará, onde tinha ingressado com sintomas de catapora e foi submetida a um tratamento com antibióticos e penicilina, de acordo com comunicado da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Como nos três casos anteriores, registrados entre agosto e setembro, a criança morreu menos de 48 horas após ingressar no hospital.

Os exames confirmaram posteriormente que a causa da morte foi a bactéria 'Streptococcus pyogenes', considerada uma das mais agressivas e que se propaga com enorme facilidade.

Apesar do quarto caso confirmado em 60 dias, a Secretaria de Saúde insistiu que não existe surto da bactéria, embora tenha decidido manter o estado de alerta já decretado em 7 de setembro nos hospitais da capital.

Em 2010, as autoridades de Brasília tinham estabelecido uma situação similar de alerta sanitário após confirmar um surto da bactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC), que causou 22 mortes em dez meses.

Embora não tenha sido declarado, as autoridades sempre suspeitaram de que essa bactéria, uma das mais virulentas que existem, tenha se desenvolvido nos hospitais públicos devido a falta de higiene e outros fatores associados a má qualidade do serviço.

Agencia EFE

Nenhum comentário: