Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PE faz cirurgia para tratar efeitos colaterais de antirretrovirais

A partir desta segunda-feira, duas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde) em Recife (PE) passam a realizar cirurgias para tratar efeitos colaterais --como a lipodistrofia, caracterizada pela perda ou acúmulo de gordura no corpo e na face-- de medicamentos antirretrovirais.

De acordo com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, inicialmente, serão oferecidos 250 procedimentos por ano a pacientes soropositivos cadastrados em um dos 19 SAE (Serviços de Assistência Especializada).

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira deverá realizar cirurgias no corpo e na face, enquanto o Hospital Universitário Oswaldo Cruz fará procedimentos apenas na face. A expectativa é que o serviço seja ampliado para os municípios de Caruaru e Petrolina a partir de junho de 2012.

A perda ou o acúmulo de gordura são provocados por mudanças no metabolismo do paciente e podem ocasionar problemas estéticos e psicológicos, prejudicando a adesão ao uso de antirretrovirais. O objetivo do tratamento, segundo o ministério, é recuperar a autoestima do paciente.

DA AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário: