Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Mulher é libertada após 25 anos no corredor da morte nos EUA

Uma mulher do Tennessee que passou 25 anos no corredor da morte por ter encomendado a morte de seu marido foi libertada nesta sexta-feira.

Gaile Owens, de 58 anos, foi recebida por um grupo de familiares e amigos quando foi libertada do Presídio Feminino do Tennessee.

Ela recebeu a liberdade condicional em 28 de setembro, exatamente um ano após a data prevista de sua execução. Owens foi condenada em 1986 por ter encomendado a morte de seu marido. Mais tarde, ela disse que o marido abusava fisicamente dela.

'O plano de libertação foi aprovado, e ela vai se apresentar regularmente a um oficial de condicional aqui em Nashville', disse Melissa McDonald, porta-voz do Conselho de Liberdade Condicional do Tennessee.

Em sua audiência de condicional, Owens depôs sobre agressões sexuais e abuso físico que sofria de seu marido e que, segundo disse, a levaram a contratar um homem em 1984 para matá-lo. Ela disse que em seu julgamento, em 1986, não falara sobre o abuso porque achou que isso faria mal a seus filhos.

A liberdade condicional passou a ser uma possibilidade depois de o então governador Phil Bredesen ter comutado a pena de Owens, no ano passado.

Bredesen disse na época que poupou Owens da pena de morte quando uma revisão do caso dela mostrou que ela admitira sua culpa e que outras pessoas que cometeram crimes semelhantes geralmente são condenadas a penas mais leves.

Ele também observou que, antes do julgamento original, Owens aceitou um acordo judicial condicional em que confessava sua culpa em troca da pena de prisão perpétua.

O governador disse que, embora as alegações de Owens de ter sido fisicamente abusada por seu marido eram 'inconclusivas', ela pode ter sofrido da 'síndrome de mulher agredida', o que foi outro fator levado em conta em sua decisão.

As provas mostraram que Owens tinha procurado vários homens em bairros pobres de Memphis com ofertas de até 10 mil dólares para matar seu marido, Ron Owens.

Sidney Porterfield, o homem que ela contratou, usou uma chave de roda para assassinar seu marido na casa do casal, em um subúrbio de Memphis, enquanto Owens e seus dois filhos estavam fora de casa.

De acordo com Dorinda Carter, porta-voz do Departamento Correcional estadual, Porterfield, agora com 68 anos, está no corredor da morte desde que foi condenado.

Por Reuters

Nenhum comentário: