![]() |
Simoncelli faleceu aos 24 anos |
Se hoje causou comoção nos adversários, em outras ocasiões neste ano Simoncelli irritou bastante seus rivais com atitudes consideradas ‘inconsequentes’ por pilotos mais experientes. O italiano se envolveu em dois acidentes na temporada, um com o espanhol Dani Pedrosa e outro com o também espanhol Jorge Lorenzo e chegou inclusive a sofrer penalização pelas manobras arriscadas.
O primeiro acidente aconteceu no GP da França, em maio, quando Simoncelli ultrapassou Pedrosa ilegalmente em uma curva provocando a queda do espanhol, que teve sua clavícula quebrada e chegou a ficar fora dos quatro GPs seguintes. Na ocasião, o italiano foi punido com um drive-through, mas Pedrosa não ficou satisfeito apenas com isso.
"Eu saio daqui com uma clavícula quebrada, e ele sai com um drive-through. Bom para ele", ironizou o piloto espanhol.
Com apenas 24 anos e disputando o seu segundo ano na MotoGP, Marco Simoncelli não tinha medo de arriscar e foi assim que ele se envolveu no segundo acidente da temporada, desta vez com Lorenzo. No GP da Holanda, o italiano largou na pole position, mas caiu logo na primeira volta e acabou derrubando o espanhol. Os dois ainda conseguiram voltar para a prova, mas Lorenzo se irritou muito com a atitude de Simoncelli e chegou a chamá-lo de inconsequente.
"É claro que ele não tentou me derrubar, não era a sua intenção, mas parece que ele não pensa muito nas consequências do que faz", declarou o espanhol à época. E Simoncelli rebateu: "Honestamente, eu não me importo muito com o que ele diz sobre mim."
Tristeza
Assim, entre polêmicas e algumas corridas bem-sucedidas em 2011, Simoncelli conseguiu subir ao pódio duas vezes na MotoGP, uma vez em segundo e outra em terceiro, seus melhores resultados na categoria Marco Simoncelli chegou ao fim da sua curta vida na categoria impressionando a todos com o acidente trágico.
"Não sei o que dizer em um dia como esse. Só sei que ele vai fazer muita falta", disse o antes desafeto Jorge Lorenzo pelo Twitter.
Pedrosa, por sua vez, também se mostrou chocado com o acidente: "Às vezes nos esquecemos do perigo que é esse esporte. São coisas que não deveriam acontecer."
Companheiro em choque
Outro que ficou bastante abatido com o que aconteceu no GP da Malásia foi Valentino Rossi, hexacampeão da MotoGP e, inclusive, envolvido no acidente que causou a morte de seu compatriota. O abatimento do piloto é tamanho, que o site italiano 'Gazzetta Dello Sport' lançou uma enquete neste domingo questionando o público se Rossi terá forças para voltar às pistas após o acidente 51,1% responderam que não, 49,9% que sim.
A morte de Marco Simoncelli não comoveu apenas os pilotos da motovelocidade, mas também órgãos do governo italiano, que manifestaram solidariedade. A ministra da Juventude, Giorgio Meloni, comentou que Simoncelli foi "um exemplo de educação e paixão esportiva."
O Comitê Olímpico Italiano - Coni - também quis prestar uma homenagem a Marco Simoncelli e determinou que todos os eventos esportivos do país neste final de semana respeitem um minuto de silêncio pela morte do piloto. O Milan, clube pelo qual Simoncelli torcia, já fez isso na vitória sobre o Lecce os jogadores entraram em campo com uma faixa preta e fizeram um minuto de silêncio antes do início da partida.
Após o acidente envolvendo Marco Simoncelli, o GP da Malásia foi imediatamente cancelado. O piloto italiano faleceu uma semana após ter conquistado seu segundo pódio na MotoGP, ficando em segundo lugar na Austrália e, se o campeonato acabasse hoje, ele encerraria a temporada na sexta colocação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário