Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Conheça Camila Vallejo, 23, a líder estudantil chilena que virou musa dos protestos de Santiago.

Camila Vallejo, 23, admite que sua beleza acaba ajudando na exposição dos reclamos estudantis
Camila Vallejo, 23, admite que sua beleza acaba ajudando na exposição dos reclamos estudantis
Piercing de argola no nariz, olhos turquesa de Chico Buarque e charme irresistível, Camila Vallejo, 23, virou musa e uma das principais lideranças da Primavera Árabe dos estudantes chilenos. 

Estudante de geografia da Universidade do Chile, Camila preside desde novembro a confederação de estudantes da instituição, um dos colegiados responsáveis por reclamar reformas na educação chilena e ponta de lança dos protestos que estouraram nas ruas do país há dois meses

A beleza da jovem transformou-se em um dos atrativos de eventos e debates do movimento, como a reportagem da Folha pôde presenciar ontem em teatro de Santiago.

Durante discurso de Camila, a sala ficou lotada. Na saída, pedidos de fotos. Na rua, elogios até de senhores admirados com o vigor estudantil.

Camila Vallejo, presidente da Federação de Estudantes Universitários do Chile, lidera movimento de protestos por melhores condições de ensino no país

"É normal esse assédio", comenta à Folha Vallejo, calma e atenciosa --diferente do agito de antes de discursar.

Estudante de geografia da Universidade do Chile, ela preside desde novembro a confederação de estudantes da instituição, um dos colegiados responsáveis por reclamar reformas na educação chilena e ponta de lança dos protestos que estouraram nas ruas do país há dois meses.

Nascida em Santiago, Camila é filiada ao Partido Comunista, como os pais, e milita em causas sociais desde os 18 anos. Admiradora do ex-presidente Salvador Allende, afirma venerar o presidente da Bolívia, Evo Morales.

Camila Vallejo deixa sala após reunião com o ministro da Educação e líderes do Confech (A Confederação dos Estudantes do Chile), em Santiago

A jovem cruza os dedos para responder que, agora, não tem pretensão política --também falta idade, já que no Chile, para ser deputado, é preciso ter mais de 35 anos.

Sobre ter se tornado musa dos protestos, conta, sem modéstia, que já esperava. "A sociedade chilena é muito machista. Aí surge uma mulher bonita, que vai debater, e ninguém aceita isso muito bem."

Camila Vallejo, uma das principais lideranças da Primavera Árabe dos estudantes chilenos, fala com a imprensa após reunião com líderes estudantis

Camila admite que sua beleza acaba ajudando na exposição dos reclamos estudantis. Ela só detesta falar que, sim, está namorando.

Folha.com

Nenhum comentário: