Ir de Bicicleta para o trabalho? Após essa clássica pergunta surgem inúmeras desculpas por não utilizá-la, tais como: Estou fora de forma; É muito demorado; É muito longe; Não há lugar para estacionar a bicicleta; Minha bicicleta é muito velha; Não tenho lugar para tomar banho; Meu trabalho exige traje social; E se chover?; É perigoso pedalar no trânsito; Meus colegas vão me achar ridículo;
Todos nós sabemos que isso é nada mais do que comodismo nosso, pois andar de bicicleta não exige corpo atlético, pedalando em ritmo leve e em seu tempo, verá que exige menos que uma caminhada, e com o tempo, criará o hábito e será cada vez mais fácil pedalar no dia a dia. Para pequenas distâncias, até 6km, a bicicleta é o veículo mais eficiente na cidade, percursos até 10km equivale ao mesmo tempo que levaria de carro, você pode fazer esse exercício no final de semana.
Caso seu trabalho não possua estacionamento para bicicletas você pode procurar lugares alternativos como o almoxarifado ou salas subutilizadas do prédio, em estacionamentos de prédios vizinhos, do lado de fora (utilize 2 cadeados por segurança) ou então você pode se organizar com outros colegas e fazer uma solicitação ao setor de infraestrutura comunicando a necessidade do estacionamento.
Agora a desculpa clássica, nem todo ciclista necessita tomar banho em seu trabalho. Pedalar para o trabalho não significa pedalar esportivamente, ou seja, não precisa ser uma atividade com suor. Se você prefere pedalar rápido mas não possui chuveiros em sua empresa procure um clube ou academias próximas. Se seu trabalho exige traje social fique sabendo que muitos ciclistas o fazem sem nenhum problema, como também existem os que preferem usar roupas comuns ou de ciclismo, efetuando a troca ao chegar no destino. Se optar por carregar suas roupas, você pode evitar amarrotá-las enrolando as roupas em vez de dobrá-las. Ainda, pode optar por deixar algumas peças em seu trabalho, e levá-las de volta no fim de semana.
Pedalar no trânsito no início pode ser assustador e perigoso, mas não há o que temer, ao criar o hábito de utilizar a "bici" frequentemente verás que é muito prazeroso e não irá querer mais parar e utilizá-la, basta conhecer seus direitos, deveres e compreender como é que o trânsito da sua cidade funciona. Aqui vai algumas dicas.
A primeira coisa que precisa saber é que você é uma bicicleta, e não um carro, ao começar a pedalar, por hábito, nós procuramos fazer o mesmo trajeto que faríamos de carro, porém, nem sempre essa é a melhor escolha, por isso, ao começar a adotar a bicicleta nos seus deslocamentos estude os melhores trajetos, ruas menos movimentadas, evitando, quando possível, avenidas e ruas com muito tráfego, principalmente de ônibus e caminhões. A partir daí, você irá conhecer melhor sua cidade, ter uma nova percepção e olhar sobre ela, irá descobrir coisas novas que antes passavam despercebidas, você se integrará a ela, conhecerá seus cheiros, barulhos e seus moradores. Se você acha o percurso perigoso evite a rotina, alterne as rotas pois assim driblará os assaltos.
Logo após esse estudo, você precisa conhecer as leis relacionadas ao uso da bicicleta, aqui segue um link com o código de transito de bolso para ciclistas (pdf), elaborado por Claudilea Pinto da ONG Transporte Ativo.
Regras para pedalar no Trânsito.
Pense o trânsito como um organismo, é simples, a melhor forma de pedalar no trânsito é ir junto com ele, seja natural, faça parte do trânsito, jogue o jogo. Olhe sempre para frente, evitando zig zag, mantendo sempre uma linha reta, atento a possíveis buracos na via, não fixe o olhar num único ponto, use a visão periférica.
Seja natural, seja suave, não faça movimentos bruscos e sinalize suas intenções com o braço direito e esquerdo, principalmente nas esquinas e cruzamentos. É muito importante não se esconder do trânsito, se espremendo junto ao meio fio ou espremido entre dois carros, guarde uma distância para ver e ser visto (1,0 m do meio fio é suficiente, será sua área de escape).
Não faça esforço desnecessário, pedale com inteligência, utilizando-a também caso acontecer alguma coisa, jamais entre em conflito, simpatia sempre.
Estas regras de fato melhoram e muito a segurança do ciclista. Pedalar no trânsito de maneira tranqüila é como se deixar levar pela correnteza do rio, quem luta contra correnteza se cansa e corre perigo.
Cada local tem um trânsito próprio, uma forma particular como as pessoas conduzem seus veículos, usam as vias, o espaço público e a cidade. A somatória de todos os fatores dá um jeito próprio ao trânsito que o ciclista deve respeitar para ter segurança.
Pedalar uma bicicleta é algo quase científico de tão estudada e aperfeiçoada está a técnica. É praticamente um século de história, de experiências, de conhecimentos acumulados. Já não há mais quase nenhuma dúvida sobre o que funciona ou não, o que é seguro ou não para o ciclista.
Pense correto, pense com qualidade, pense seguro.
Sua Segurança
Segurança se constrói com o controle dos perigos. O controle dos perigos se faz só com a informação e o procedimento correto. Procedimento correto tem nome: qualidade.A maioria dos acidentes é de responsabilidade do próprio ciclista. E a maioria dos erros que levam ciclistas a sofrer acidentes é a crença em informação errada. O melhor e mais perigoso exemplo de erro é pedalar na contra mão para ver o trânsito de frente.
“Qualquer veículo mal conduzido é perigoso. Com bicicleta não é diferente”.
Técnica de pedal no trânsito
Sinta prazer, divirta-se, seja leve: pedalar é a arte da suavidade.Suavidade se treina, se aprende.
Suavidade tem uma relação intima com “qualidade” técnica do ciclista
Com suavidade se chega à qualidade técnica e à segurança.
Bicicleta bem conduzida não faz nenhum barulho;
Tentar provar que é “o bom” beira o ridículo;
É impossível alcançar bom índice de segurança sem ter qualidade em tudo que envolve o próprio ciclista e seu pedalar:
A Bicicleta
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O Ciclista
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Os Caminhos
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Tamanho correto e ajuste correto para o ciclista
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Corpo são
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Inteligentes
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Modelo correto para uso
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Mente sã
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Variados
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Manutenção em dia
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Espírito livre
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Atenção correta
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Negociação, Comunicação e Imagem
Só existe negociação quando há comunicação entre as partes. E uma boa comunicação, que faz a negociação ser mais fácil, depende da imagem de quem está conversando. Trânsito é uma conversa constante entre condutores. Daí porque é importantíssimo sinalizar sempre.Imagem agradável ajuda a resolver problemas. Já uma imagem desagradável cria problemas.
Lembre-se sempre que sua segurança depende da imagem que você passa no trânsito;
O olhar correto:
Evite olhar para a bicicleta ou para baixo, utilizando sempre a visão periférica e evitando fixar o olho num único ponto. Aproprie-se da capacidade de movimento dos olhos, mexa a cabeça o menos possível, olhando para onde você quer ir.Olhe para si mesmo, trabalhe-se, melhore suas qualidades e corrija seus defeitos. Respeite-se para respeitar e ser respeitado entre ciclistas;
Bicicleta bem conduzida é segura para o ciclista e para o trânsito
Respeite-se para respeitar e ser respeitado no trânsito
Entre ciclistas
Não assuste os outros ciclistas;Tenha respeito e cuidado com ciclistas leigos;
Comunique-se com calma;
Sempre ultrapasse pela esquerda;
Não pedale muito próximo do outro ciclista, muito menos da roda traseira dele;
Dois ciclistas juntos são mais visíveis que um só;
Evite ficar na “sombra” de outro ciclista;
Muito cuidado com ciclistas na contra-mão;
Cuidados especiais
Na chuva, a visibilidade de todos fica prejudicada e o tempo de reação diminui;A maioria dos motoristas não pedala, portanto não sabe como a bicicleta se comporta em movimento;
Pedestres, crianças, idosos, cachorros e gatos têm dificuldade em perceber a bicicleta.
Bicicleta segura
“A segurança do ciclista depende quase que completamente dele próprio.”Esta frase é quase sempre mal entendida porque no geral quem a ouve pensa direto no ciclista sentado na bicicleta pedalando na rua.
Poucos, e aí se conta de fato um punhado de ciclistas, tem a consciência que sua segurança está intimamente ligada a bicicleta que ele está pedalando.
Uma bicicleta só dará o máximo de segurança se vestir o corpo do ciclista e sua necessidade como uma luva.
A bicicleta correta é a que atende ao tipo de uso que lhe será dado, tem o tamanho ideal para o ciclista, foi ajustada devidamente e recebe manutenção preventiva adequada. E não é só uma questão de preço ou estilo.
Não é fácil chegar à bicicleta correta porque é do ser humano ter lá seus gostos.
Pedalar a paixão é sempre um prazer, mas bicicleta segura pode ser uma outra história. Sempre que possível junte as duas pontas, o prazer e a segurança – puxando mais para o lado da segurança.
Relembre:
Opte por qualidade e não pelo preço. O barato sai caro!;Teste quantas bicicletas puder antes de comprar;
Modelo correto, geometria correta, tamanho correto;
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