Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nova tecnologia da Toyota guia o volante antes da batida

A Toyota está desenvolvendo uma tecnologia de segurança que controla o volante, para que o veículo possa desviar quando não for possível parar antes do impacto.

A empresa revelou algumas de suas futuras inovações de segurança em uma demonstração para jornalistas nesta quinta, em suas instalações em Susono, a oeste de Tóquio, perto do monte Fuji.

Com o acirramento da competição entre as fabricantes --mais ou menos equiparadas na oferta de recursos convencionais--, todas elas têm trabalhado para impressionar os consumidores com tecnologias especiais de segurança.

Carros que param ou reduzem a velocidade automaticamente antes de colidir com um objeto ou uma pessoa não são novidade, mas o sistema da Toyota tem como diferença a capacidade de controlar o volante.

No novo sistema, a Toyota usa câmeras e um radar supersensível chamado de "onda milimétrica" --ambos instalados na parte frontal do veículo-- para detectar possíveis batidas.

O veículo calcula de que forma o freio e o volante podem ser aplicados para evitar uma batida, disse o chefe de tecnologia de segurança da empresa, Moritaka Yoshida.

"Nós devemos aprender com os acidentes e continuar promovendo melhorias em recursos de segurança", ele afirmou.

A fabricante japonesa não quis dizer quando o recurso vai ser oferecido comercialmente, nem em que mercados, mas executivos sugeriram que isso ocorrerá em breve.

A Toyota disse ainda que sua meta é de zero morte e ferimento, embora não tenha dito quando esse objetivo será atingido.

Os acidentes fatais envolvendo automóveis estão em queda no Japão, por conta da melhoria nos recursos de segurança, mas as mortes de pedestres no tráfego não diminuíram no país.

DA ASSOCIATED PRESS, EM SUSONO

Nenhum comentário: