Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Por Onde Anda: P.O.Box

FAMOSIDADES

Vou te bater uma real, vou dizer que sou o tal! Bater um papo no café... É papo de jacaré!”. Lembrou? Com certeza você cantou, assobiou, aumentou o rádio ou saiu correndo para diante da TV quando ouviu este refrão do sucesso “Papo de Jacaré”, da banda P.O.Box.

Para matar não só a curiosidade – como a saudade também! –, Vamos saber Por Onde Anda esse pessoal que tanto animou a garotada, no final da década de 90.

E achamos Carlinhos Santos, vocalista e violonista. Durante o bate-papo, ele contou que conheceu os irmãos Jairo e Ocione – guitarrista e contrabaixista, respectivamente – em Itaberaí, interior de Goiás. No início dos anos 80, eles começaram a fazer planos para gravar um disco. “Era aquela coisa meio adolescente: Com muita vontade, mas sem nenhuma grana”, afirmou o bem humorado Carlinhos.

Por este motivo, os amigos acabaram se distanciando e cada um seguiu sua vida em busca de um lugar ao sol, na tão disputada indústria fonográfica brasileira. Em 1997, no entanto, houve o reencontro.
Como o trio já estava trabalhando com música, surgiu a oportunidade de tentar algo próprio. “Mostrei ao Jairo algumas músicas. Depois, falamos com o Ocione e pronto! Ainda avisei para eles que incluiria mais dois amigos, que trabalhavam comigo: os também irmãos Nelson e Neil Araújo. Estava formada a banda”, contou.

Só que nem tudo foi tão fácil assim, quanto parece. Ainda com complicações financeiras, o então quinteto teve de financiar uma mesa de som para o estúdio, e só assim conseguiu gravar o trabalho. Como se não bastasse, por muitas vezes eles dormiram no local, devido à impossibilidade de pegar transporte público e voltar para casa.

Divulgação

Com simples – porém, bons - arranjos, referências do Rock ‘N Roll e instrumentistas que sabiam bem o que faziam, tudo começou a tomar forma. E, é claro, chegou o momento de oficializar a banda, que até então se chamava “KGB”. “Quando fomos registrar, já existia uma banda com este nome. E, após fazermos uma lista enorme de outros nomes, acabamos achando que a melhor ideia foi a do Carlinhos: ‘P.O.Box’, que é ‘caixa-postal’ em inglês”, explicou Jairo.

A partir daí, o sucesso finalmente chegou! Com o destaque na região Centro-Oeste e parte de Minas Gerais, o quinteto foi contratado pela gravadora EMI, no início de 1999. Então, logo veio um álbum gravado ao vivo, a explosão de “Papo de Jacaré” e o destaque de “Não Tô Entendendo”, que virou tema da novela global “Uga Uga”, no ano de 2000.

Com shows por todo Brasil e até no Japão e nos Estados Unidos, presença garantida nos programas de televisão, músicas bombando nas rádios, quase 500 mil cópias vendidas – com direito a Discos de Ouro e Platina – e mais um hit emplacado em novela (desta vez, “Lá em Mauá”, que foi tema de “Estrela Guia”, em 2002), o que poderia sair errado?

“Em 2002, deixamos a EMI e passamos a produzir nossos trabalhos. Fomos desacelerando até meados de 2003, quando partimos para cuidar de outros projetos, e paramos com a banda”, admitiu Carlinhos.
O guitarrista Jairo, por sua vez, também fez questão de ressaltar que tudo ficou bem entre os integrantes da banda. “É bom as pessoas saberem que nunca houve desentendimentos entre nós. O Carlinhos é nosso amigo de infância e temos um ótimo relacionamento. O que aconteceu foi que trabalhamos muito, durante seis anos, e resolvemos dar um tempo para nos dedicarmos a nossas famílias. Como, infelizmente, não é possível conciliar vida tranquila com sucesso, optamos por uma vida tranquila”, disse.

Divulgação

Com a pausa, Nelson Araújo aproveitou para montar uma escola de música em Inhumas (GO) e passou a fazer parte de uma igreja evangélica. Já seu irmão Neil Araujo foi para os Estados Unidos, onde também trabalha no meio musical e montou a banda “Erva D´Aninha”.

Carlinhos se engajou em trabalhos paralelos como, por exemplo, a banda “Kuert”. Além disso, ele também chegou a ser backing vocal da dupla sertaneja Bruno & Marrone. Jairo se envolveu com a “Sentido Contrário”, banda voltada às questões humanitárias que tem uma instituição denominada “Soldados da Paz” (http://www.soldadosdapaz.org/).

Além disso, o P.O.Box, que nunca acabou definitivamente, conta com o “núcleo” formado pelo trio e mais uma equipe técnica, um baterista e um tecladista. Eles voltaram a tocar juntos em maio de 2005.

Desde então, já fizeram shows nos seguintes estados: Mato Grosso, Tocantins, Pára, Goiás e Santa Catarina. No Paraná, uma nova turnê, de seis shows, está prevista para o mês de julho.

Sem contar muito com a probabilidade de voltar à mídia, Carlinhos desabafou: “Não por nossa vontade, mas porque o sistema é assim. Sem sucesso, nada de convites. Às vezes, nos convidam para falar sobre a banda, pedem material, falam um monte de coisas legais e, quando já estamos lá, vêm com aquelas matérias tipo: ‘Artistas de um sucesso só’. Uma covardia, já que basta nos informar que esta será a linha do programa, para que aceitemos ir ou não. Mas, temos que manter o artista vivo, sobretudo para os fãs. Então, vamos nos promovendo por nossa conta. Sobretudo, via Internet”.

Divulgação

Ainda assim, com o atual momento da música brasileira bastante modificado por conta do domínio da pirataria, o que resultou num corte de investimentos por parte das gravadoras, o cenário parece bastante promissor para a banda P.O.Box.

Os integrantes conseguiram driblar as dificuldades, compuseram novas músicas e estão fugindo dos chamados “investidores artísticos”, os quais – segundo o vocalista – são pessoas que têm muito dinheiro e conseguem projetar talentos na grande mídia e junto ao público, inclusive com distribuição de CD’s e DVD’s.

Se por um lado estas ações criam alternativas a novos artistas, por outro lado tira a oportunidade daqueles que têm uma história na carreira e não dispõem de recursos financeiros para concluir seus trabalhos.

Este segundo caso é o que acontece com a banda P.O.Box, que enxerga a Internet como um meio democrático, no qual “todo mundo pode ver, criticar, elogiar, malhar e curtir. Essa liberdade não tem preço”, concluiu Carlinhos.

E eles devem lançar no novo álbum, viu? Segundo Jairo, propostas já foram feitas por um empresário de Santa Catarina. Os fãs podem esperar, que devem vir novidades por aí!

Famosidades

Um comentário:

Carlinhos P.O. BOX disse...

Bom dia, amigos. Estou d volta a este espaço só p informá-los q, após a parada definitiva das atividades da banda em 2012, no início deste ano decidi retomar a carreira do P.O. BOX, só q em projeto solo, denominado Carlinhos P.O. BOX. Os fãs podem ver mais informações pelo www.carlinhospobox.com.br ou pelas redes sociais (Instagram, Face, Twitter). E tbm pelo Youtube. Basta procurar por Carlinhos P.O BOX que verão novidades do novo trabalho. Grande abraço e continuem com a gente.
Carlinhos P.O. BOX.