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quarta-feira, 27 de julho de 2011

Celulares e eletroeletrônicos lideram lista do Cadastro Nacional de Reclamações

Telefones celulares, equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos da linha branca respondem, juntos, por 55,74% dos registros do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2010, publicado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira.

Na categoria produtos, das 68.373 reclamações, 21.609 se referem a celulares. O telefone celular corresponde, sozinho, a 17,6% de todo o Cadastro Nacional 2010.

Em segundo lugar, vêm assuntos financeiros (bancos, financeiras, cartões de crédito etc) com 21,46% dos registros, seguidos dos serviços considerados essenciais (tratamento e abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, compensação bancária etc), que somam 14,81% do total de queixas.

As reclamações são consideradas fundamentadas depois de recebidas e analisadas pelo Procon em um processo administrativo. Desde 2006, o DPDC faz o Cadastro Nacional cumprindo o que determina o Código de Defesa do Consumidor. Os dados apresentados agora referem-se ao período de setembro de 2009 a agosto do ano passado.

Da Agência O Globo

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